Notícia

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Unicamp sedia evento que discutirá métricas de desempenho acadêmico

Publicado em 13 março 2019

Por Manuel Alves Filho

Desde meados de 2017, Unicamp, Unesp e USP têm se dedicado à tarefa de repensar as métricas de avaliação de desempenho acadêmico utilizadas pelas instituições. O objetivo é conceber novos indicadores que permitam medir, com maior acurácia, os impactos provocados pelas atividades desenvolvidas pelas três universidades estaduais paulistas, notadamente nas áreas econômica, social e ambiental. Nesta quinta-feira (14), o tema será objeto de novas reflexões durante 3º Workshop Indicadores de Desempenho nas Universidades Estaduais Paulistas -1º Fórum de Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais, que será realizado na Unicamp.

O evento integra o projeto “Indicadores de Desempenho nas Universidades Estaduais Paulistas”, que conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e é coordenado pelo ex-reitor da USP, professor Jacques Marcovitch. De acordo com ele, nos encontros anteriores, representantes das três universidades estaduais paulistas e especialistas de diferentes instituições dedicaram-se à construção de uma base conceitual. “Nesse sentido, cumprimos algumas tarefas importantes, como estabelecer diálogo com os indicadores construídos pelos rankings internacionais”.

Marcovitch observa que esses rankings são normalmente organizados por empresas, que obviamente têm interesses vinculados a eles. “Algumas empresas, por exemplo, oferecem consultorias às universidades para que elas melhorem o seu desempenho”, menciona. O projeto voltado às três universidades estaduais paulistas, salienta o ex-reitor da USP, não tem o ranqueamento como finalidade. “Nosso objetivo é estabelecer indicadores que contribuam para ampliar a qualidade das atividades acadêmicas. Nós entendemos que o que foi feito até aqui é necessário, mas não é suficiente. Precisamos ir além”.

No evento desta quinta-feira, antecipa Marcovitch, uma das principais questões a serem debatidas é: O que é possível fazer no horizonte 2022? Os trabalhos serão realizados em duas etapas. Pela manhã, ocorrerá o 3º Workshop Indicadores de Desempenho nas Universidades Estaduais Paulistas, restrito a convidados, durante a qual serão discutidos assuntos como “Cienciometria e métodos analíticos” e “Desempenho acadêmico e comparações internacionais”. À tarde, no auditório do Instituto de Economia (IE), será realizado o 1º Fórum de Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais, com participação aberta ao público.

Conforme o professor Marcovitch, o fórum tem por objetivo estabelecer um espaço de diálogo e colaboração em torno do tema com a sociedade, representada por governos, empresas, ONGs etc. “Será uma oportunidade para identificarmos, entre outros aspectos e no contexto do que estamos discutindo, o que a sociedade espera das universidades públicas. Afinal, o contribuinte precisa estar entre os nossos principais interlocutores”, considera.

CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO