Notícia

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Unicamp sedia curso sobre "Tópicos Avançados em Genética Molecular Humana" (1 notícias)

Publicado em 25 de fevereiro de 2011

A Unicamp promove a partir desta segunda-feira (28) e até 3 de março, com o apoio da Fapesp, a 2ª Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), sob o tema "Tópicos Avançados em Genética Molecular Humana". A coordenação geral é do reitor Fernando Costa, com a coordenação científica da professora Edi Sartorato. O evento será aberto às 8h15, na Embrapa Informática Agropecuária, que está localizada dentro do campus da Unicamp. Fernando Costa faz a primeira palestra do evento, às 9 horas. O curso tem o objetivo de atualizar os alunos sobre pesquisas recentes em doenças genéticas, envolvendo diferentes áreas como a genômica, a pesquisa de cancro, hemoglobinopatias e neurociências, entre outras. O curso pode proporcionar, ainda, novas ferramentas aplicadas à biologia molecular, incentivando projetos colaborativos entre cientistas brasileiros e estrangeiros.

Segundo Edi Sartorato, pesquisadora do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG) da Unicamp, as aulas serão ministradas por cerca de 20 professores do Brasil e do exterior. "Os cientistas convidados possuem excelente qualificação e se destacam em suas áreas de investigação, representando o estado da arte em relação aos temas abordados. Entre eles estão nomes importantes da genética médica, cujas pesquisas abrangem questões fundamentais para os estudantes em ciências biológicas e médicas".

A coordenadora científica informa que as 60 vagas para a 2ª ESPCA foram preenchidas, sendo que a metade foi reservada para candidatos do exterior e a outra metade distribuída entre candidatos de São Paulo (15) e de outros estados (15). Todos os participantes do curso terão os custos com passagens, hospedagem, refeições e translados cobertos pela Fapesp. A proposta da Agência é enfatizar o papel do Estado de São Paulo como um centro globalmente competitivo para o talento científico.

A organização do curso recebeu aproximadamente 300 inscrições, com uma maioria do exterior, o que se deve aos anúncios publicados pela Fapesp na Nature, incluindo o diretório da revista reservado aos eventos de 2011. Os estrangeiros estão vindo do Paraguai, Argentina, Chile, Colômbia, Venezuela, Costa Rica, EUA, Canadá, França, Japão, Espanha, Marrocos, Índia, Egito e Tanzânia. "Europa e Estados Unidos ganharam no número de candidatos melhor qualificados, mas procuramos assegurar também os da América Latina, justamente para favorecer a interação científica".

Edi Sartorato explica que o curso será ministrado na Embrapa Informática Agropecuária. As aulas teóricas, com a média de uma hora e meia de duração, serão concentradas nos três primeiros dias de curso. O penúltimo dia será dedicado a uma aula prática de bioinformática, intercalada por visitas ao Hemocentro da Universidade e ao Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, que é vinculado ao Centro Nacional de Pesquisa e Energia em Materiais (CNPEM). E, no último dia, novas aulas teóricas, apresentação de pôsteres produzidos pelos alunos e coquetel de encerramento. A relação dos professores convidados para a 2ª ESPCA e outras informações estão no site do evento.