Um novo centro de pesquisas ligadas ao petróleo (Cepetro) foi aberto na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) no dia 19 de fevereiro. A instituição venceu o edital criado a partir do acordo de cooperação feito entre a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesp) e a estatal norueguesa Equinor, da área de energia. O projeto injetará R$ 25 milhões na faculdade em cinco anos.
Segundo informações do diretor do Centro de Estudo de Petróleo (Cepetro), Denis Schiozer, o projeto tem o intuito de produzir petróleo de forma sustentável com soluções inovadoras no descarte do CO2 (gás carbônico), que poderá ser usado no aumento da produção de petróleo, além do uso sustentável da água produzida junto ao óleo.
Algumas atividades já foram iniciadas no Cepetro, no entanto, o funcionamento integral deve ocorrer em pouco mais de um ano. O Centro conta com laboratórios e envolve 12 professores em espaços para acomodar projetos no setor. Cada professora tem o apoio de pelo menos 60 pessoas envolvidas, incluindo pesquisadores e estudantes de pós-graduação. A iniciativa também é positiva para a Unicamp, que prevê um déficit orçamentário de R$ 169 milhões.
Confira notícias importantes no mercado de petróleo, gás, energias, gasolina, combustíveis, Petrobras, onshore e offshore, no portal da Panorama Offshore. Lembre-se: seu negócio passa por aqui! Confira em: www.panoramaoffshore.com.br, www.facebook.com/panoramaoffshore e Instagram @panoramaoffshore.