Notícia

Capital do Pantanal

Unicamp recebe supercomputador de R$ 800 mil

Publicado em 24 março 2008

Um novo supercomputador, com capacidade de processamento quase três vezes maior do que o anterior, chega ao Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho em São Paulo (Cenapad), no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp. De acordo com informações da Agência Fapesp, o novo sistema foi adquirido da Silicon Graphics com recursos vindos do Sistema Nacional de Alto Desempenho (Sinapad) ligado à Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e ao Ministério de Ciência e Tecnologia, no valor de R$ 800 mil.

A máquina é um sistema Altix 450, com processadores Intel Itanium II, composto de 88 CPUs (176 cores), 496 GB de memória RAM, totalizando uma capacidade de processamento em torno de 1,12 TFLOPs e 24TB de disco externo. O sistema anterior, inaugurado há três anos, tinha capacidade de 420 gigaflops.

Por usar arquitetura de memória distribuída, conhecida como numaflex, a nova máquina é, segundo o coordenador executivo do Cenapad, Edison Zacarias da Silva, a mais potente em operação no País. Seu diferencial é, justamente, a memória distribuída, permitindo aumentar a velocidade dos projetos de pesquisa.

O equipamento vai contribuir na continuidade das simulações computacionais em áreas como genômica, química, física, engenharia, biologia e matemática. Toda a capacidade está disponível para o atendimento de pesquisadores em todo o País.