Notícia

Clica Brasília

Unicamp recebe sistema de computadores mais potentes do Brasil

Publicado em 25 março 2008

Por André Kauric

O Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho (Cenapad), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ganhou um novo sistema computacional com capacidade de processamento de 1,1 mil gigaflops, capacidade três vezes maior que o sistema anterior. O sistema será utilizado para simulações computacionais em áreas como física, química e genômica.

Para atingir a capacidade máxima de processamento, o sistema possui 172 processadores Intel Itanium 2 e 496 gigabytes de memória RAM. O equipamento anterior, inaugurado em 2005, no Cenapad, tinha capacidade de processamento de 420 gigaflops. O sistema foi adquirido junto à empresa Silicon Graphics, com recursos de R$ 800 mil do Sistema Nacional de Alto Desempenho (Sinapad), ligado à Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Segundo o coordenador executivo do Cenapad Edilson Zacarias da Silva, em entrevista dada à Agência Fapesp, a nova máquina é a mais potente em operação no país por usar arquitetura de memória distribuída, conhecida como numaflex. Segundo o coordenador, com essa tecnologia é possível rodar programas pesados, que precisam, por exemplo, de 32 gigabytes de memória, sem a necessidade de fazer paralelismo, que é quando os processadores funcionam ao mesmo tempo. Ainda segundo o coordenador, a inauguração do parque computacional na Unicamp foi a segunda de uma série de seis novos parques financiados pelo Sinapad.

Ao longo de 2008, serão instalados os outros sistemas e Silva prevê que a capacidade computacional brasileira deverá ser multiplicada por sete. Outra máquina semelhante à do Cenapad foi inaugurada, no começo de março, no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).