Notícia

Jornal Brasil

Unicamp recebe alunos do ensino médio nas férias

Publicado em 12 janeiro 2014

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está levando ao seu campus 168 estudantes do ensino médio de escolas públicas de Campinas e região para a 12ª edição do programa Ciência & Arte nas Férias.

De acordo com a Unicamp, de 8 a 31 de janeiro os jovens participarão de atividades nos laboratórios das faculdades e institutos, sob a orientação de docentes e pesquisadores, envolvendo-se com desafios atuais das grandes áreas do conhecimento: Artes, Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas e da Saúde, e Tecnologia.

"Este programa vem cumprindo um papel importantíssimo de desfazer a ideia desses alunos da rede pública de que uma Universidade de qualidade e de renome como a Unicamp é inatingível para eles", disse o professor Fernando Antonio Santos Coelho, assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), que realiza o evento.

Os estudantes, que geralmente desconhecem como funciona uma instituição de pesquisa, terão contato com experiências não apenas das chamadas ciências duras (química, física, engenharias), como também em biomédicas, artes e humanidades.

"Muitos deles acabam retornando ao campus para o Programa de Iniciação Científica Jr. (PICJr), outra iniciativa da Unicamp junto aos alunos de ensino médio e que conta com o apoio do CNPq; da mesma forma, eles representam parcela significativa dos aprovados para o ProFIS - Programa de Formação Interdisciplinar Superior", disse Coelho.

As escolas públicas da região indicaram mais de 630 estudantes e a seleção foi feita por meio da combinação do histórico escolar, da preferência do aluno e da disponibilidade de projetos na área.

"Até o momento, o programa é restrito a escolas públicas, mas também existe grande demanda das escolas particulares e estamos avaliando a melhor forma de atendê-las. Inclusive porque o maior público do nosso vestibular é de estudantes do ensino privado, que têm o mesmo interesse em conhecer como é feita a pesquisa na Unicamp", disse Coelho.

A realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil implicou em mudanças no calendário escolar, o que obrigou a Unicamp a também encurtar em uma semana a duração do programa, que vai até 31 de janeiro. Os estudantes serão recebidos diariamente nos laboratórios, das 8h30 às 17h30, exceto às quartas-feiras, que ficam reservadas para as atividades em grupo.

Mais informações: www.prp.rei.unicamp.br/ciencianasferias/2014

Fonte: Agência FAPESP