Notícia

Correio Popular

Unicamp realiza seminário sobre economia solidária

Publicado em 26 agosto 2009

Por Renan Magalhães

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) promove, hoje e amanhã, o Seminário Franco Brasileiro sobre Economia Solidária e as Novas Configurações do Trabalho. O objetivo é debater a contribuição dos empreendimentos sociais solidários para a dinâmica atual do capitalismo. O evento ocorre no Auditório 1 do instituto e é promovido em parceria com a organização francesa Institut de Recherche pour le Développement (IRD), no âmbito das comemorações do Ano da França no Brasil.

Durante o evento, serão discutidos os resultados parciais do projeto A Crise do Trabalho e as Experiências de Geração de Emprego e Renda: as Distintas Faces do Trabalho Associado e a Questão de Gênero (Fapesp) e do projeto bilateral franco-brasileiro As Novas Configurações do Trabalho e Trajetórias de Inserção de Populações de Baixa Renda (CNPq/ IRD).

A professora do Departamento de Ciências Políticas, Ângela Maria Carneiro Araújo, destaca que o debate visa chamar a atenção para um projeto de pesquisa amplo que está em desenvolvimento. "Percebemos que o trabalho em nossa sociedade está mudando muito. É cada vez maior o número de pessoas que estão sendo excluídas da economia formal e só conseguem trabalho na informalidade. Diante desse quadro, a economia solidária demonstra a possibilidade de uma inserção mais autônoma desse trabalhadores como sócios de um empreendimento coletivo", analisa.

Para ela, a troca de informações entre dois países diferentes permite que se estabeleça uma comparação entre realidades aparentemente tão distintas. "Muitas vezes pensamos que existe uma distância muito grande entre França e Brasil, como de fato acontece. Mas os dois se aproximam se verificarmos a situação de trabalho e a questão do desemprego. Veja o caso dos imigrantes que vivem na Europa."

A coordenadora de comunicação do IRD, Alice Serié, ressalta que o debate permite uma melhor visão a respeito das transformações causadas pela globalização da estrutura produtiva. "A sociedade civil se organiza de uma forma cada vez mais diferenciada e é preciso analisar as diferenças provocadas nos espaços públicos e privados."

SAIBA MAIS

Seminário Franco Brasileiro sobre Economia Solidária e as Novas Configurações do Trabalho

Quando: Hoje e amanhã, às 9h30

Onde: Unicamp — IFCH (Auditório I)

Quanto: Entrada franca. Haverá controle de frequência e emissão de certificado

Programação e mais informações: www.fcc.org.br/seminario/ecosol/seminarios.html