Notícia

O Defensor online

Unicamp: pesquisadores descobrem substância que controla glicose no sangue

Publicado em 16 setembro 2019

Descoberta abre caminho para desenvolvimento de novos medicamentos contra o diabetes e amplia a possibilidade de novos tratamentos.

Pesquisadores do Brasil, Estados Unidos e Alemanha descobriram que uma substância produzida pelo organismo humano quando o corpo é submetido a baixas temperaturas: o lipídeo 12-HEPE, que ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue. Os resultados abrem caminho para novos tratamentos contra o diabetes.

O estudo, publicado na revista Cell Metabolism, tem como primeiro autor Luiz Osório Leiria, pesquisador do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (IB-Unicamp). O grupo também observou, em pacientes humanos, que um medicamento usado no tratamento de disfunção urinária aumenta a liberação desse lipídeo na corrente sanguínea.

Em testes com células humanas, o 12-HEPE também aumentou a captação de glicose em células adiposas. Isso significa que, além de o lipídeo 12-HEPE contribuir para o processo de adaptação ao frio, existe a possibilidade de que a drástica redução dos seus níveis na corrente sanguínea de indivíduos obesos contribua, ao menos parcialmente, para o aumento da glicose no sangue.

A descoberta abre caminho para o desenvolvimento de novos medicamentos contra o diabetes e amplia a possibilidade de novos tratamentos com drogas já disponíveis no mercado.

Durante o estudo, um outro conjunto de voluntários magros e saudáveis recebeu doses de mirabegron, medicamento indicado para o tratamento de uma disfunção urinária conhecida como bexiga hiperativa, mas que também tem a capacidade de ativar o tecido adiposo marrom. Esses pacientes tiveram níveis mais elevados de 12-HEPE no sangue.

“Atualmente, o mirabegron exerce uma série de efeitos, alguns não tão desejáveis. Ele promove a liberação de vários outros lipídeos, portanto, sua ação não é tão específica para a redução da glicose. Um lipídeo do tipo ômega-3 como o 12-HEPE teria um perfil toxicológico bem mais desejável”, explicou Leiria à Agência Fapesp.

Segundo o pesquisador, um grupo norte-americano realiza atualmente testes sobre os efeitos de doses menores do medicamento sobre os níveis de glicose. O próximo passo é descobrir a qual receptor o 12-HEPE se liga para promover a captação de glicose. Tal conhecimento permitirá o desenvolvimento de novas moléculas que estimulem esse receptor.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Esteta W Rádio Brasil O Estado (MS) online Portal da Enfermagem Jornal da Ciência online SP Agora Espaço Ecológico no Ar MT HOJE Jornal Joseense News Jornal do Sudoeste UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas Paulínia 24 Horas Notícia A Cidade On (São Carlos, SP) LabNetwork Informe Amazonas Jornal Local (Campinas, SP) online Cassilândia Notícias Região Noroeste Rápido no Ar Portal do Governo do Estado de São Paulo SBT Interior Votunews Acontece Agora Online O Verídico Jornal da Franca Cenário MT Panorama Farmacêutico Beto Ribeiro Repórter Selector News Station The Online Post Agenparl (Itália) Sky Statement Science Codex Medical Xpress (Reino Unido) Times Now News (Índia) The Tribune (Índia) Newsdig Y This News (Índia) Daily Kiran (Índia) Udaipur Kiran (Índia) NP News24 (Índia) Andhravilas (Índia) News Reach (Índia) Social News (EUA) The World News (Ucrânia/Brasil) Daily World (Índia) online Vishva Times (Índia) NewsKarnataka (Índia) CanIndia (Índia) Outlook India Investiment Guru India Newkerala.com (Índia) Udaipur Kiran (Índia) Newsd (Índia) Sify (Índia) OdishaTV (Índia) Newsgram (EUA) Daily Hunt (Índia) The Health Site (Índia) The Siasat Daily (Índia) online The Morung Express (Índia) online USA Friday Window to News (Índia) onlinearticles.net uphindia.com www.bhaskarlive.in english.lokmat.com www.theindianwire.com insightonlinenews.in www.newsypeople.com www.morungexpress.com www.diabetes.co.uk www.ctvnews.ca Weekly Columnist