Notícia

Jornal Brasil

Unicamp oferecerá curso em comunicação científica (1 notícias)

Publicado em 18 de julho de 2015

A Unicamp foi uma das universidades brasileiras contempladas por edital lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e British Council para a realização de cursos de curta duração voltados ao desenvolvimento de habilidades em comunicação científica. No caso da Unicamp, o curso será realizado entre os dias 19 e 21 de agosto, no campus de Barão Geraldo. Estão sendo oferecidas 20 vagas, destinadas a professores em início de carreira e a doutorandos e pós-doutorandos pertencentes à área das humanidades.

 

De acordo com o assessor da Coordenadoria Geral da Unicamp (CGU), professor José Marcos Pinto da Cunha, a iniciativa de concorrer ao edital foi da CGU em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG). Ele informa que os interessados em participar do curso deverão procurar a direção ou os programas de pós-graduação de suas faculdades e institutos para fazer a inscrição.

 

O docente explica que o objetivo da iniciativa é aprimorar as habilidades dos participantes na elaboração de textos científicos na língua inglesa. As aulas serão ministradas por um representante do British Council e por um instrutor brasileiro. “Nós decidimos contemplar a área de humanidades nesse primeiro momento, por considerarmos que ela tem sido pouco privilegiada em ações do gênero. Fica a expectativa, porém, de que outros editais sejam lançados, para que possamos alcançar as demais áreas de conhecimento”, afirma.

 

Cunha explica que a CGU e a PRPG procuraram dividir as vagas entre as unidades de ensino e pesquisa considerando alguns fatores, entre eles o tamanho de cada uma. Assim, ficou definida a seguinte distribuição: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) com 5 vagas; Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) com 3; Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) com 3; Faculdade de Educação (FE) com 3; Instituto de Artes (IA) com 2, Instituto de Geociências (IG) com 2; e Instituto de Economia (IA) com 2.

 

Embora o curso não atinja um público muito extenso, o assessor da CGU entende que ele abre uma perspectiva interessante, considerando o esforço que a Unicamp tem feito para internacionalizar as suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. “Ao nos comunicarmos de forma mais eficiente com o restante do mundo, certamente daremos um passo importante na direção desse objetivo”, considera.