Notícia

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Unicamp oferece treinamento de comunicação científica em inglês

Publicado em 24 agosto 2015

Por Isabel Gardenal

Sete docentes e 13 doutorandos participaram de um treinamento em comunicação científica realizado inteiramente em inglês nas dependências Instituto de Economia (IE) na última sexta-feira (21). O curso teve início no dia 19 e resultou de um edital lançado pelo British Council, mediante o Fundo Newton, e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A Unicamp foi a primeira experiência de treinamento no Estado de São Paulo. A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do ABC (UFABC) serão as próximas.

Heloísa Fimiani, do British Council, conta que o projeto piloto, anterior ao curso realizado na Unicamp, foi desenvolvido com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e com mais 20 fundações de pesquisa e universidades. “O objetivo é colaborar para aumentar o impacto da produção científica no exterior”, revela.

Um dos diferenciais desse curso, comenta a professora do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Eleonora Cavalcante Albano, assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), é que se trata de uma iniciativa inédita voltada especificamente à área de Humanas. “Em geral o que notamos é que os cursos normalmente são mais dirigidos à área de Ciências Naturais ou à área de Tecnológicas", justifica.

O doutorando Igor Johansen, do Programa de Demografia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), mostrou-se entusiasmado com o curso. “Tivemos um enfoque interessante e com novas possibilidades de comunicação. Também foi positivo o contato com a professora, que é nativa”, afirma. Igor informa que, com a ajuda do treinamento, já está preparando um trabalho para enviar para a Conferência da Population Association of America (PAA). “Vejo que estou conseguindo melhorar o trabalho.”