Notícia

RedeNotícia

Unicamp oferece curso de extensão sobre controladores PID industriais

Publicado em 14 agosto 2014

Agência FAPESP – A Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (FEM-Unicamp) está com inscrições abertas, até 22 de agosto, para o curso de extensão “Controladores PID Industriais – Teoria, Sintonia e Prática”.

 

O curso, com início previsto para 6 de setembro, terá duração de 32 horas, ao longo de oito sábados seguidos, com aulas das 9h às 13h.

 

O objetivo é apresentar os fundamentos da modelagem simplificada de processos industriais típicos e as principais técnicas de sintonia de controladores do tipo Proporcional-Integral-Derivativo (PID) e abordar os aspectos práticos e operacionais de projeto de controladores PID industriais.

 

O programa inclui aulas expositivas, com material apostilado para o aluno, e práticas, em laboratório computacional utilizando software de simulação de controle de processos. Será ministrado por Ely Paiva, professor do curso de Engenharia de Controle e Automação da FEM.

 

Para participar é preciso ter curso superior em Engenharia ou Tecnologia. O custo é de R$ 1.143,57 e pode ser parcelado em duas vezes.

 

Mais informações e inscrições em www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=FEM-1030&of=001.