Notícia

SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde

Unicamp, Mendelics e EMBRAPII se unem para aprimorar teste de saliva para COVID-19

Publicado em 03 setembro 2020

A parceria vai fortalecer a autonomia local para o desenvolvimento das enzimas-chave do teste, que tem eficiência equivalente ao padrão-ouro do mercado e com o valor até cinco vezes menor.

O Centro de Química Medicinal (CQMED) da Unicamp - credenciado como Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), o laboratório de genômica Mendelics e a EMBRAPII assinaram um convênio para o aperfeiçoamento do teste de saliva para COVID-19. Nesta parceria, o CQMED irá desenvolver localmente dois reagentes-chave do teste que ainda são importados e a Mendelics irá testá-los. A ideia é unir a expertise do CQMED no design e produção de enzimas específicas com a capacidade de produzir em escala e a logística da Mendelics. Com isso espera-se ampliar a disponibilidade destes componentes importantes para a autonomia do país na produção de testes de COVID-19.

Um dos principais gargalos do combate ao coronavírus é a testagem em massa da população. A testagem ampla, rápida e acessível é fundamental para rastrear o vírus, identificar rapidamente novos casos e impedir a transmissão da doença.

O novo teste molecular de COVID-19 foi desenvolvido pela Mendelics em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. O teste denominado RT-LAMP #PARECOVID é capaz de identificar a presença do SARS-CoV2 em amostra de saliva durante o período de infecção ativa do vírus. Assim como o RT-PCR, ele não detecta os anticorpos de pessoas já recuperadas de COVID-19, mas sim o próprio vírus. O protocolo é baseado em uma técnica chamada de "transcrição reversa com amplificação isotérmica mediada por loop" ou RT-LAMP. Esta técnica já é utilizada para diagnóstico de outras doenças como dengue, chikungunya, hepatite A e zica.

O RT-LAMP #PARECOVID foi lançado em junho pela Mendelics e tem a sensibilidade e a especificidade comparável ao RT-PCR. Além de possibilitar a autocoleta não-invasiva sem a necessidade de swabs, o teste de saliva consegue manter a estabilidade da amostra por até três dias em temperatura ambiente e suprime a etapa de extração do material genético (RNA) do vírus. A tecnologia desenvolvida neste teste é capaz de produzir resultados em poucas horas, muito mais rápido que os testes de RT-PCR disponíveis e o custo de RT-LAMP é cinco vezes menor que o RT-PCR, cujo fornecimento de insumos está fortemente limitado em todo o mundo.

"RT-LAMP #PARECOVID traz segurança no retorno às atividades de trabalho, escola e lazer. A produção brasileira de insumos pelo CQMED ampliará a disponibilidade do teste no Brasil, reduzirá custos e garantirá fornecimento independente da demanda mundial por testes", afirma Dr. David Schlesinger, CEO da Mendelics.

A parceria

O CQMED tem expertise na caracterização de proteínas pouco conhecidas relacionadas a doenças humanas, sobretudo câncer, doenças infecciosas e neurológicas. Com a crescente demanda por testes para COVID-19, o Centro ampliou sua atuação na produção de insumos (proteínas) para atender a força-tarefa Covid-19 da Universidade de Campinas (Unicamp). O know-how de produção de insumos aproximou o CQMED de organizações interessadas em unir pesquisa e diagnóstico genético.

Oportunamente, Katlin Massirer, coordenadora do projeto na Unicamp, "a EMBRAPII catalisou a parceria por meio do plano emergencial para projetos COVID-19, bem como workshops online que aproximaram interesses de universidades, SENAI, empresas. Assim, o modelo EMBRAPII de participação de recursos entre os três pilares -universidade, EMBRAPII e empresa - possibilitou a montagem do plano de ação e alocação de recursos para um projeto".

No projeto para o aperfeiçoamento dos reagentes, os pesquisadores da UNICAMP e da Mendelics irão unir esforços a fim de manter alta disponibilidade de testes Covid. O CQMED atuará no desenvolvimento de duas enzimas do teste e na execução do controle de qualidade enquanto a Mendelics irá focar nas adequações dos reagentes para aplicação nos testes RT-LAMP já em funcionamento.

Sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII foi criada em 2013 como uma organização social que tem autonomia em gerenciar fundos do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação e Ministério da Educação com o objetivo de estimular a inovação na indústria brasileira, promovendo a interação entre instituições de pesquisa tecnológica e empresas do setor industrial.

A instituição adotou uma série de medidas que irão contribuir para o desenvolvimento de projetos emergenciais como este com o objetivo de viabilizar soluções de maneira desburocratizada. Já são mais de 60 projetos apoiados no combate à pandemia. "A inovação precisa ser uma agenda para o desenvolvimento do país, devendo ser trabalhada como política pública de longo prazo e, fortalecer a indústria de saúde, principalmente neste momento pandêmico, é essencial para que consigamos superar esta fase", destaca Jorge Guimarães, diretor-presidente da EMBRAPII.

Sobre CQMED

O CQMED localizado na Unicamp foi fundado em 2015 como um projeto PITE-FAPESP e foi credenciado como Unidade EMBRAPII em julho de 2017. Possui competência na área de fármacos e química medicinal, mais especificamente na fase inicial do desenvolvimento de novas drogas. O CQMED possui uma plataforma para o desenvolvimento de moléculas inibidoras de alvos específicos relacionados a doenças humanas. Também representa o INCT de Química Medicinal, apoiado pela Capes, CNPq, Fapesp e Unicamp.

Sobre Mendelics

A Mendelics é o primeiro e maior laboratório brasileiro especializado no Sequenciamento de Nova Geração (NGS). Foi criada em 2012 pelos médicos David Schlesinger, Fernando Kok, André Valim e o bioinformata João Paulo Kitajima, e investida por Laércio Cosentino (presidente do conselho da Mendelics), pelo fundo Finhealth e diversos investidores. A Mendelics tem como missão tornar o diagnóstico genético rápido, preciso e acessível para todos que precisam. Com a maior estrutura laboratorial de sequenciamento da América Latina, mais de 80.000 amostras genômicas já realizadas, uma equipe de mais 140 colaboradores, com processos técnicos e analíticos pioneiros e com padrão de qualidade internacional, consolidou-se como referência em análises genéticas.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Estadão.com O Estado de S. Paulo Diário do Grande ABC online IstoÉ online BOL UOL IstoÉ Dinheiro online Estado de Minas online Terra Jornais Virtuais O Bom da Notícia IG O Documento online Bem Notícias Notícia em Foco MT Giro Marília Bomba Bomba Grupo Rio Claro SP Hoje ES O Atual Portal Mato Grosso Portal MT Rádio Imprensa FM Portal Lapada Lapada Portal da Enfermagem Voz MT Blog do Eurico Paz ICTQ - Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade Dinheiro Rural online Correio Popular (Campinas, SP) online Folha Vitória online Meon Bem Paraná online Diário de Notícias online Leia Já Aqui Notícias online Mix Vale FasterNet Zero Hora online CGN A Crítica (MS) online Tribuna do Agreste Correio do Papagaio online Tribuna do Sertão Portal do Holanda Notícias ao Minuto Mercado News Guarulhosweb HiperNotícias Agora É Repórter Diário online Agora RN online Santa Portal Rede Massa SBT Fato Regional O Liberal (PA) online A Província do Pará Radar da Bahia Dom Total A Gazeta (ES) online Vitória News ABC do ABC Tribuna do Interior online Folha de Valinhos online ID News Portal GMC Online Jornal do Estado (Campo Grande, MS) online TocaNews Jornal Correio MS Tudo Rondônia ABC do ABC Portal Hospitais Brasil Cidade Marketing Merece Destaque Diário da Amazônia online Redenews Blog Resumo Geral Bahia Ariquemes Nova Mais ClickNews Jornal Primeira Página online Rápido no Ar CarneTec Brasil Mato Grosso Digital Gizmodo Brasil Roberto Crispim Sempre Família O Roncador Tech Na Net