Notícia

Plantão News (MT)

Unicamp lançará Instituto de Estudos Avançados

Publicado em 01 dezembro 2017

Por Agência Fapesp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anunciou que lançará, provavelmente em meados de dezembro, o Instituto de Estudos Avançados (Idea).

Segundo a Unicamp, o objetivo do órgão, vinculado ao Gabinete do Reitor, é “promover a reflexão colaborativa, voltada à criação do conhecimento avançado, tendo em vista o desenvolvimento dos diferentes campos da pesquisa”.

O propósito do Idea, de acordo com o reitor Marcelo Knobel, é discutir questões relativas às práticas das pesquisas e aos assuntos que mais preocupam a sociedade no momento, como as mudanças climáticas globais.

Carlos Vogt, ex-reitor da Unicamp e ex-presidente da Fapesp, será o presidente do Conselho Científico-Cultural do Idea. Segundo Vogt, o primeiro evento oficial a ser promovido pelo órgão é um seminário que terá como tema principal a “Pós-verdade”, com a colaboração do jornal Folha de S.Paulo.

“Nosso propósito é trabalhar com temas que estejam na fronteira do conhecimento, explorando ao máximo a experiência de pesquisadores e artistas de diferentes origens geográficas, culturais e acadêmicas, sem que haja moldes preestabelecidos”, disse Vogt.

O Idea retomará dois importantes programas, o Artista Residente e o Pesquisador Residente. Por meio deles, a Unicamp convidará “nomes de destaque em diversas áreas para executar parte de seus trabalhos na universidade, onde também desenvolverão atividades junto a estudantes e jovens pesquisadores, de modo a criar um ambiente propício ao avanço do conhecimento”.

O coordenador do Idea será o professor Alcir Pécora, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), e o coordenador adjunto, o professor Anderson Campos Fauth, do Instituto de Física Gleb Wataghin. A sede do Idea será próxima à Reitoria.

O Idea sucede dois outros órgãos que também tinham o propósito de fomentar a reflexão em torno de temas fundamentais ao avanço das ciências e humanidades: o Centro de Estudos Avançados (CEAv) e o Fórum Pensamento Estratégico (Penses).