O violonista Fabio Scarduelli, pesquisador e docente colaborador do Instituto de Artes (IA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), está lançando um álbum com obras dos compositores paulistas Almeida Prado, que viveu entre 1943 e 2010, e Camargo Guarnieri, com tempo de vivência de 1907 a 1993 e Edson Tadeu Ortolan que faleceu no ano de 1958.
Música Paulista para Violão é o primeiro disco solo do violonista. "É uma extensão das minhas pesquisas. É um disco para violão solo, puramente instrumental", disse ao portal da Unicamp Scarduelli, bolsista de pós-doutorado da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Em seu doutorado, revisou e recuperou os manuscritos de Khamailéon (Camaleão), a primeira obra para violão do compositor Almeida Prado, que também foi professor da Unicamp. Ela foi escrita em 1970, em Paris, quando Almeida Prado estudava com o compositor francês Olivier Messiaen de 1908 a 1992.
"O Almeida Prado foi professor do Edson Ortolan e aluno do Camargo Guarnieri. Algumas obras do disco são da corrente nacionalista e outras são mais de vanguardas, experimentais. A corrente do Camargo Guarnieri é mais nacionalista e o Almeida Prado, como estudou na Europa, avança um pouco mais, trazendo algumas obras de vanguarda", disse Scarduelli.
O concerto oficial de lançamento está previsto para março. Mais informações no endereço: http://fabioscarduelli.com.br.
Fonte: Agências