Notícia

TN Projetos Sociais

Unicamp lança livro sobre ouvidorias no país

Publicado em 01 novembro 2011

Por Redação TN / Agência FAPESP

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) publicou o livro Construindo a ouvidoria no Brasil: avanços e perspectivas. De acordo com os organizadores do livro, a publicação é resultado de diversos trabalhos apresentados durante o curso de extensão universitária "Aperfeiçoamento em Ouvidoria Pública e Privada no Brasil", realizado pelo Instituto de Economia (IE) em 2008. Na ocasião, ouvidores de instituições públicas e privadas, apoiados em suas próprias experiências, refletiram sobre a história, realidade, limites e desafios das ouvidorias brasileiras.

O curso foi formulado pelo IE em parceria com o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp) e com a Ouvidoria da Unicamp.

"Existe grande escassez bibliográfica nesta área, até porque a atuação do ouvidor é recente no Brasil. Trazer esse assunto - de participação da sociedade - para dentro da academia é uma forma de produzir ciência, fazer pesquisa e ter registros da própria história da ouvidoria brasileira", disse a ouvidora da Unicamp, Adriana Eugênia Alvim Barreiro. Ela organiza a obra, juntamente com os pesquisadores do Nepp José Roberto Rus Perez e Eric Passoni.

A cerimônia de lançamento será realizada em 31 de outubro, às 10h30, no Cine Olido, em São Paulo.

Na ocasião também serão celebrados os dez anos da Ouvidoria Geral do município de São Paulo e da Associação Brasileira de Ouvidores/ombudsman (ABO-SP), que apoia a publicação da obra. O professor da Unicamp Jorge Tápia, falecido no final de 2009, será homenageado durante o lançamento do livro, dedicado a ele.

Tápia foi um dos formuladores do curso de extensão sobre ouvidorias do IE. Na cerimônia, ocorrerá também uma palestra sobre direito e cidadania com o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários Mohamed Habib, às 10 horas.

Mais informações: www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/2011/10/28/em-iniciativa-inedita-unicamp-publica-livro-sobre-ouvidoria-no-pais.