Notícia

IT Web

Unicamp integra consórcio europeu de redes ópticas

Publicado em 24 agosto 2005

Instituição é a primeira da América Latina a integrar o grupo e será colaboradora da rede de excelência do e-Photon/ONe
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi admitida como instituição colaboradora da rede de excelência do e-Photon/ONe, um consórcio europeu especializado em estudos na área de redes ópticas. A instituição brasileira é a primeira da América Latina a ingressar nesse grupo, informa a Agência Fapesp.
As redes de excelência representam hoje uma tendência mundial, principalmente no que diz respeito às pesquisas universitárias", disse o professor Helio Waldman, coordenador do Núcleo de Excelência em Conectividade Óptica (OptInova) da Unicamp, à Agência FAPESP.
A universidade participará da rede por meio dos trabalhos desenvolvidos na Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (Feec) e do Instituto de Computação (IC) e do Núcleo de Excelência em Conectividade òptica (OptInova). A rede conta com uma série de instituições que desenvolvem estudos conjuntos com um mesmo financiamento e a Unicamp vai atuar em projetos de pesquisa desenvolvidos pelo consórcio.
A parceria envolve a formação de recursos humanos por meio do intercâmbio de pesquisadores brasileiros com as instituições no exterior, participação de universitários brasileiros nas escolas de verão do consórcio, produção de publicações conjuntas e desenvolvimento de estudos integrados na área de conectividade óptica.
O consórcio conta com a participação de 38 institutos, entre eles Fujitsu Labs Europe e Intel Cambridge (Reino Unido), Universidade dos Correios e Telégrafos de Pequim (China), Multitel (Bélgica) e Informação e Tecnologia de Atenas (Grécia).