Notícia

Todo Dia (Americana, SP) online

Unicamp inaugura supercomputador

Publicado em 14 outubro 2010

Por Daniel Azevedo

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) inaugurou na tarde de ontem um supercomputador. A nova máquina tem capacidade de processamento de dados equivalente a cinco mil computadores convencionais.

O equipamento, que é uma das 300 máquinas mais potentes do mundo, a segunda no Brasil e a melhor no Estado de São Paulo, será importante para pesquisas no Cenapad (Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho) de São Paulo, com sede na universidade, principalmente nas áreas de química e física.

O computador custou US$ 1,35 milhão com financiamento da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e é 25 vezes mais eficiente que seu antecedente. Ele possui 36 Teraflops (trilhão de operações de ponto flutuante por segundo), 1.280 nós de processamento Power, da IBM, e seis placas GPU (Unidade de Processamento Gráfico).

"Vivemos uma feliz euforia, pois vamos a um patamar mais avançado. Projetamos a compra de um equipamento de 22 Teraflops e conseguimos uma máquina de 36, superando a primeira estimativa", sintetizou o coordenador do Cenapad, Edison Zacarias da Silva.

O sistema deve colocar o Cenapad na próxima edição da lista internacional especializada em computação de alto desempenho, a TOP 500. O computador é importante para centenas de pesquisadores do País e tem acesso remoto.