Notícia

ON Jornal

Unicamp inaugura manufatura de supercapacitores e baterias

Publicado em 17 setembro 2020

Por ON Jornal Redação

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) inaugurou, em agosto, a primeira manufatura de supercapacitores e baterias do hemisfério sul, que será capaz de produzir protótipos na escala de “carteiras”, o equivalente a células retangulares com tamanho de 5 x 7 cm.

Nascida de uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Shell, a manufatura foi instalada na Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC-Unicamp), onde o grupo de Armazenamento Avançado de Energia (AES) iniciará, nas próximas semanas, a produção das primeiras baterias de íons de lítio e materiais alternativos (potássio, sódio, zinco).

De acordo com o professor da FEEC-Unicamp Hudson Zanin, que coordena o grupo de pesquisa responsável pelo projeto, a manufatura permitirá passar da produção das “coin cells” (baterias do tamanho de moedas de R$ 1), processo já consolidado, para as células-carteira.

Esse tipo de bateria maior possibilita o agrupamento em módulos, tornando o processo escalonável para o uso industrial. Além dos carros elétricos, elas também podem ser utilizadas em sistemas de backup de energia de hospitais e em muitas outras aplicações.