Notícia

Correio Popular online

Unicamp inaugura LaCTAD nesta sexta-feira

Publicado em 28 fevereiro 2013

A Unicamp inaugura nesta sexta-feira (1/3), às 10h, o Laboratório Central de Tecnologias de Alto Desempenho (LaCTAD), unidade multiusuário concebida nos moldes das facilities existentes no exterior.

Dotado de equipamentos de última geração e contando com recursos humanos especializados, o LaCTAD colocará à disposição dos pesquisadores, tanto da universidade quanto de fora dela, tecnologias de alto desempenho nas áreas de genômica, bioinformática, proteômica e biologia celular.

O parque instrumental disponível no laboratório, que exigiu investimentos da ordem de R$ 5,5 milhões, foi adquirido com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A contrapartida da Unicamp foi a construção do prédio e a contratação e pessoal.

O objetivo do laboratório é apoiar as pesquisas em áreas estratégicas das ciências da vida, tendo por princípios a otimização do uso dos equipamentos e a racionalização dos custos", explica.

No próximo mês de maio o laboratório promoverá um workshop internacional que trará renomados especialistas de vários países. Eles tratarão de diferentes temas relacionados com as áreas de atuação da unidade.

Agência Anhanguera de Notícias

correiopontocom@rac.com.br