Notícia

Jornal Cidade (Rio Claro, SP) online

Unicamp elege novo reitor nos dias 6 e 7

Publicado em 04 março 2013

Com um colégio eleitoral formado por aproximadamente 36 mil votantes, entre professores, alunos e funcionários, a Unicamp vai às urnas, nos próximos dias 6 e 7, para a Consulta à Comunidade Acadêmica que escolherá o sucessor do médico hematologista Fernando Ferreira Costa no cargo de reitor. O novo gestor, que tomará posse em abril, herdará um mandato de quatro anos à frente de uma das mais destacas universidades da América Latina, responsável por 15% da pesquisa acadêmica no Brasil, líder em patentes no meio universitário nacional e situada entre as 50 melhores do mundo com menos de 50 anos, segundo ranking do Times Higher Education (THE).

Quatro candidatos estão inscritos, pela ordem em que constarão na cédula de votação: José Cláudio Geromel, Mario José Abdalla Saad, Edgar Salvadori De Decca e José Tadeu Jorge. Caso nenhum dos candidatos inscritos obtenha mais de 50% dos votos ponderados válidos das categorias – docente, discente e de servidores técnicos e administrativos – haverá segundo turno nos dias 20 e 21 de março. A posse do novo reitor está prevista para abril e sua gestão será de quatro anos.

Vinte e seis urnas estarão distribuídas em cinco locais de votação: onze no Ginásio da FEF, seis no Setor Hospitalar (Anfiteatro “Paulistão”), três na FOP e outras três no Campus I da FT e três no Campus II da FCA. O resultado oficial da consulta à comunidade será encaminhado ao Conselho Universitário (Consu), órgão de deliberação superior da Universidade, que por sua vez organizará, mediante votação, a lista tríplice a ser encaminhada ao Governador do Estado.

Os votos serão apurados no Ginásio da FEF, no dia 7, somente após a chegada de todas as urnas. A apuração será feita por categoria, pelo conjunto das respectivas urnas, não havendo, portanto, identificação de resultados por urna ou por local de votação. Na Faculdade de Educação Física serão instalados três telões, sendo dois internos ao Ginásio e um externo, para divulgação dos resultados. A ponderação dos votos seguirá o estabelecido na Deliberação CONSU-A-16/12.

O processo é coordenado pela Comissão Organizadora da Consulta para Sucessão do Reitor (COC), nomeada pelo Conselho Universitário (Consu) e constituída por representantes de todos os segmentos da instituição e um representante da comunidade externa. Presidida pela professora Silvia Figueroa, atual diretora do Instituto de Geociências, a COC tem diversas atribuições, que vão desde a homologação das candidaturas até o estabelecimento de normas para a votação, passando pela escolha e inspeção dos locais onde ficarão as urnas e ocorrerá a apuração.

O próximo reitor será o 11º na linha de sucessão de Zeferino Vaz (1966-1978). Antes dele vieram o dentista Plínio Alves de Moraes (1978-1982), o ginecologista José Aristodemo Pinotti (1982-1986), o economista Paulo Renato Souza (1986-1990), o linguista Carlos Vogt (1990-1994), o pediatra José Martins Filho (1994-1998), o engenheiro de eletrônica Hermano Tavares (1998-2002), o físico e engenheiro de eletrônica Carlos Henrique de Brito Cruz (2002-2005), o engenheiro de alimentos José Tadeu Jorge (2005-2009) e o médico hematologista Fernando Ferreira Costa (2009-2013).

Divulgação