Notícia

MigraMundo

Unicamp e USP lançam publicações sobre migrações

Publicado em 21 janeiro 2018

Por Rodrigo Borges Delfim

Duas publicações lançadas recentemente no Brasil reúnem quase uma centena de artigos e reflexões sobre as migrações atuais, produzidos por especialistas e pesquisadores no país e no exterior.

Uma delas é o livro Migrações Sul-Sul, resultado de uma parceria do Observatório das Migrações em São Paulo com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). A publicação, disponível gratuitamente em formato PDF, conta ainda com o apoio dos fundos financiadores de pesquisa Fapesp, Capes e CNPq, além da Unicamp – especialmente por meio do Nepo (Núcleo de Estudos de População Elza Berquó).

Com 978 páginas, a publicação reúne 82 artigos de pesquisadores de diferentes nacionalidades e áreas do conhecimento, tendo como enfoque o contexto brasileiro e latino-americano. A maioria dos textos são em português, mas também há contribuições em espanhol, inglês e francês.

Outra publicação recente dedicada a uma abordagem abrangente dos deslocamentos migratórios atuais é edição 114 da Revista USP, por meio do dossiê Interculturalidades. A organização é da professora Sylvia Dantas, coordenadora do Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.

Capa da Revista USP, edição 114, com o dossiê Interculturalidade.

Xenofobia, o fluxo atual de refugiados na Europa e outras partes do planeta, o impacto dos deslocamentos na saúde mental dos migrantes são alguns dos temas abordados no dossiê, com artigos de pesquisadores tanto do Brasil como do exterior.

A edição tem 200 páginas e custa R$ 20. Para adquirir uma edição ou assinatura da Revista USP, entre em contato pelo e-mail mariacat@usp.br