Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), estão desenvolvendo um teste rápido capaz de confirmar a infecção pelo novo coronavírus em cinco minutos e com valor 50% mais barato em comparação com as opções já disponíveis no mercado, além de ser mais completo. A previsão é de que os testes estejam disponíveis já em maio.
O primeiro passo para desenvolver o teste foi conhecer a estrutura das moléculas do vírus. As informações foram processadas por um equipamento específico e, depois, foram passadas para um programa de inteligência artificial, programado para detectar moléculas do novo coronavírus.
Além de detectar se o paciente tem a Covid-19 ou não, os pesquisadores também inseriram no banco de dados outros biomarcadores, como o da H1N1, o que pode facilitar na triagem e no diagnóstico para tratamento médico.
Agora, falta a aprovação do Comitê de Ética para que sejam realizados testes em humanos. A expectativa é de que ele esteja disponível para uso em meados de maio e seja vendido por cerca de R$ 40, metade do valor do produto existente no mercado. Os testes disponíveis hoje em dia são todos importados.
Assim que aprovada, a tecnologia do teste poderá ser utilizada em outras cidades do Brasil.
Fonte: G1