O Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em parceria com a Rede de Popularização da Ciência e Tecnologia na América Latina e Caribe (RedPop), realizará o "Minuto Científico", um concurso de vídeos para difusão científica focado em três grandes áreas do conhecimento: Humanas, Exatas e Biológicas.
Como consta no release do evento , a proposta pretende alcançar ?todas as áreas do conhecimento, sendo suficientemente amplo para permitir recortes distintos e eficazes, o que permite abordagens e lides com objetos de formas diferenciadas?.
Com o tema "Transformação", os vídeos, que deverão ter duração de 60 a 120 segundos, devem ser inscritos em uma das categorias: Adulta, sem limite de idade, ou Jovem, para os demais participantes com até 18 anos.
Os trabalhos deverão ser postados no serviço online Youtube e os autores deverão informar no gerenciador de inscrições do sistema outros dados, tais como: resumo do trabalho com até 250 palavras, declaração de posse e cessão de direitos de autor, ficha técnica da obra e, naturalmente, o link da produção no canal de vídeo, entre outras informações.
O projeto, que conta com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia ( MCT ) e do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), visa estimular a divulgação e difusão e pretende agregar conteúdo científico explorando o crescente fenômeno da transmídia , que pode ser descrito, em linhas muito gerais, como o resultado de uma ação orquestrada pela convergência de vários veículos de informação.
Com taxa de apenas $10 dólares (um valor baixo, mesmo para os padrões monetários do brasileiro médio), o concurso oferece estímulos financeiros de $500 dólares para o melhor trabalho em cada área do projeto e cada concorrente pode inscrever quantos vídeos desejar, sem custos adicionais. As inscrições se encerram no próximo dia 10 de março.