Notícia

Correio Popular online

Unicamp divulga hoje resultado de eleição

Publicado em 17 março 2005

O resultado do primeiro turno da eleição para reitor na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) será conhecido hoje à noite, com o encerramento do segundo dia de votação nas unidades universitárias. Estimativa do presidente da Comissão Organizadora da Consulta à Comunidade (COC), professor Archimedes Perez Filho, indica que pelo menos 30% da comunidade acadêmica votaram ontem, com menor presença de estudantes. A chuva atrapalhou a votação no período da manhã.
Três candidatos estão disputando a indicação da comunidade acadêmica: José Tadeu Jorge, da Faculdade de Engenharia Agrícola e atual vice-reitor; Edson Moschim, da Faculdade de Engenharia Elétrica, e Celso Arruda, da Faculdade de Engenharia Mecânica. Os três são engenheiros.
A apuração dos votos deve começar no Ginásio da Unicamp por volta das 20h30, já que será necessário trazer as urnas de votação dos campi da Unicamp em Piracicaba e Limeira. A apuração poderá ser acompanhada pelo site da universidade, no endereço www.unicamp.br.
O Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU) divulgou boletim, ontem, afirmando que não apóia nenhuma das candidaturas que disputam o processo. O STU considera a consulta antidemocrática "porque a antecipação do processo, provocado pela renúncia do atual reitor, Carlos Henrique de Brito Cruz, obrigou a comunidade a fazer um processo antecipado, sem ter as condições e tempo para gerar o debate de projetos e as candidaturas para tal". Brito Cruz deixa a Unicamp um ano antes do término de seu mandato de quatro anos para assumir a diretoria científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Para o STU, a atual administração será a grande beneficiada desse processo porque, segundo o sindicato, já está presente na máquina administrativa e teve as condições de apresentar uma candidatura estruturada para disputar um novo mandato.
No boletim, o STU defende eleição paritária. No processo atual, o voto dos docentes tem peso de 3/5, e os de alunos e funcionários, 1/5 cada. Caso nenhum dos candidatos tenha mais de 50% dos votos ponderados válidos, haverá segundo turno nos dias 30 e 31 de março. O resultado da consulta será encaminhado ao Conselho Universitário para a formação da lista tríplice que será levada ao governador Geraldo Alckmin para que nomeie o novo reitor.