Notícia

Inova Unicamp

Unicamp divulga finalistas ao título de Empreendedor do Ano 2020

Publicado em 16 outubro 2020

Por Kátia Kishi

Os finalistas são os empreendedores das empresas-filhas que venceram as categorias de impacto social, inovação e maior crescimento do Prêmio Empreendedor 2020 da Unicamp.

Por Kátia Kishi

O Prêmio Empreendedor 2020, organizado pela Agência de Inovação da Unicamp em parceria com o grupo de ex-alunos empreendedores Unicamp Ventures (UV), teve recorde de submissões neste ano. Em sua quarta edição, a premiação recebeu 48 casos de sucesso de empresas-filhas da Unicamp que concorreram nas categorias de impacto social, inovação e maior crescimento (scale-up).

Isso significa que a premiação mais que dobrou seu número de submissões com um crescimento de 129% em relação ao ano passado, explica o professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp e presidente do conselho consultivo UV:

“Para nós é gratificante o crescimento da premiação porque demonstra o reconhecimento das empresas-filhas em continuarem conectadas e interagindo com a Unicamp, além de podermos conhecer melhor casos interessantes de empresas-filhas dos mais diversos portes e setores de atuação. Claro, que isso também significa um aumento grande da concorrência entre elas, mas queremos estimular que todas continuem submetendo suas experiências nas nossas próximas chamadas temáticas e de premiações”, reforça Frateschi o convite de interação com as iniciativas da Inova e do grupo UV.

O Prêmio Empreendedor é destinado apenas para as empresas-filhas da Unicamp, aquelas cujos sócios-fundadores tenham ou tiveram vínculo com a Unicamp – em sua maioria alunos e ex-alunos (saiba outros dados no mapeamento anual de empresas-filhas). Os empreendedores das empresas vencedoras em cada uma das categorias estão automaticamente concorrendo ao título de Empreendedor do Ano 2020, que receberá R$ 50 mil em serviços de marketing (tabela Sinapro) oferecidos pela patrocinadora Agência Sabiá.

Confira a seguir as empresas-filhas vencedoras por categoria, cujos empreendedores são os finalistas a Empreendedor do Ano 2020 da Unicamp e realizarão seus pitches durante o webinar Encontro Anual Unicamp Ventures no dia 22 de outubro, próxima quinta-feira (inscrições gratuitas aqui).

Impacto Social: EACEA – Soluções em Cultivo Protegido

A empresa-filha da Unicamp vencedora na categoria de Impacto Social deste ano foi a EACEA – Soluções em Cultivo Protegido com a criação do primeiro Centro de Tecnologia e Treinamento em Cultivo Protegido do Brasil: Projeto Hoticunha.

Trata-se de uma área de 10.000 m² na cidade de Cunha, interior de São Paulo, que desenvolve tecnologias para produção vegetal em ambiente controlado, como estufas agrícolas desenhadas e adaptadas para o clima brasileiro e com fertirrigação a baixo custo, que ainda diminui o uso de agrotóxicos e aumenta a segurança alimentar e tempo de vida do alimento.

Além das soluções para outras empresas, a EACEA oferece treinamentos e cursos para produtores, estudantes e profissionais do setor, conforme explica o CEO e cofundador da empresa, Andrés da Silva: “EACEA atua em todo o mercado nacional e somos responsáveis diretamente ou indiretamente por centenas de hectares de estufas no Brasil, desde a fundação da empresa em 2010”.

Representando a EACEA, Andrés da Silva é um dos finalistas do título de Empreendedor(a) do Ano 2020. Ele é engenheiro agrícola e mestre em Engenharia Mecânica pela Unicamp, com experiência de 20 anos em produção agrícola em ambientes controlados, com atuação no Canadá, Estados Unidos, México e Brasil.

A EACEA foi uma das entrevistadas no Podcast Unicamp Ventures, escute aqui.

Inovação: NeuralMind

Neste ano a NeuralMind, empresa spin-off da Unicamp instalada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, venceu na categoria de inovação do Prêmio Empreendedor 2020 com um uma tecnologia que usa a inteligência artificial para agilizar por meio de análise de imagens de exames o diagnóstico da doença causada pelo novo coronavírus, a COVID-19.

O principal foco de atuação da empresa com essa tecnologia foi atender ao Sistema Único de Saúde (SUS), visto que muitas regiões do Brasil ainda têm restrições para realizar os testes. Por meio de um desafio proposto pelo IdeiaGov, hub de inovação do Governo de São Paulo, a empresa-filha da Unicamp venceu outras 20 empresas inscritas no edital com 95% de acerto nos diagnósticos com a sua tecnologia.

Segundo Roberto Lotufo, CTO e cofundador da NeuralMind, atualmente a solução está em fase de teste piloto no Hospital das Clínicas (HC) da Universidade de São Paulo. Com acesso à base do HC, a empresa receberá exames de imagens de 47 hospitais públicos e privados de todo o Brasil e se estima a aplicação dos algoritmos desenvolvidos em cerca de 2000 exames de tomografia computadorizada e 4000 exames de raios-X de tórax.

“A solução e os algoritmos obtidos pela NeuralMind são possíveis de serem escalados mundialmente, visto que o Brasil possui dimensões continentais e as características da população são amplamente diversas, simulando uma amostra global de grande importância e magnitude. Uma vez que os algoritmos desenvolvidos sejam validados com as soluções de duas referências internacionais, Siemens e Huawei, será possível solicitar um credenciamento junto à ANVISA, para uso disseminado nos hospitais e clínicas brasileiros”, explica Lotufo sobre o potencial de escalonamento da tecnologia.

Representando a NeuralMind, Roberto Lotufo é um dos finalistas ao título de Empreendedor(a) do Ano 2020. Além de ex-aluno do mestrado em Engenharia Elétrica pela Unicamp, ele é docente aposentado da Universidade e construiu com a professora Letícia Rittner o MICLab, laboratório de processamento de imagens médicas da Unicamp. Seu foco de atuação é em inovação com pesquisas em Visão Computacional e Inteligência Artificial, sendo desde 2014 um dos principais pesquisadores do CEPID BRAINN – Instituto Brasileiro de Neurociência e Neurotecnologia – apoiado pela FAPESP.

O case de sucesso vencedor na categoria de Maior Crescimento (Scale-Up) foi a empresa-filha Idea! Sistemas Eletrônicos, instalada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.

A empresa foi fundada em 1997 por alunos da Unicamp que desejavam aplicar os conhecimentos especializados adquiridos na Universidade em produtos de alta tecnologia desenvolvidos nacionalmente para o mercado de telecomunicações e atuando com mão de obra altamente qualificada.

Seu crescimento começou a disparar em 2017, quando o CEO da Idea, Júlio César de Oliveira, conseguiu uma parceria inédita com uma das maiores empresas multinacionais da área de lasers industriais (IPG Photonics), o que permitiu que a Idea! ampliasse seu portfólio com projetos inovadores e de alta tecnologia em microeletrônica, lasers e módulos ópticos, com aplicações em fotônica e comunicações ópticas.

“Esse crescimento resultou em empregos gerados. Mirando no mercado internacional, a Idea! ampliou seu time de especialistas em sete vezes em dois anos, o que alavancou seu faturamento em 25 vezes no ano de 2019”, apresenta Oliveira.

Representando a Idea, Júlio César de Oliveira é um dos finalistas a Empreendedor(a) do Ano 2020. Ele também é mestre e doutor em Engenharia Elétrica pela Unicamp e fundou mais duas empresas, BrPhotonics e PiTec, com a intenção de também atuar na produção de dispositivos e equipamentos em áreas como sensoriamento e imagens, industrial e médica.

Quem tiver interesse em conhecer melhor a experiência de cada empreendedora e suas empresas, pode se inscrever gratuitamente no webinar Encontro Anual Unicamp Ventures, quando os eles realizarão seus pitches e será anunciado quem será o Empreendedor(a) do Ano 2020.

Um time de avaliadores parceiros

Para atender e avaliar o alto crescimento de submissões nesta edição do Prêmio Empreendedor, o diretor-executivo da Inova Unicamp destacou o papel dos avaliadores parceiros da Agência “cuja qualificação, atuação no mercado e parceria foram essenciais para avaliar dentro do prazo as 48 submissões recebidas neste ano”, agradece Frateschi.

Confira a seguir quem foram os avaliadores desta edição do Prêmio Empreendedor 2020:

Carlos Gondo, consultor empresarial de TI e Inovação, investidor e professor da Extecamp Cláudio Castanheira, diretor geral da ClarkeModet Brasil Daniel Andrade, cofundador da UniAngels, Rede Alumni de Investimento Anjo da Unicamp David Figueira, diretor de operações da Lamas Corp e conselheiro do grupo Unicamp Ventures Eduardo Gurgel do Amaral, diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp Elisa Pereira, cofundadora da UniAngels, Rede Alumni de Investimento Anjo da Unicamp Fábio Pagani, empreendedor em série e ex-presidente do grupo Unicamp Ventures Iara Ferreira, diretora de parcerias com setor empresarial da Inova Unicamp José Augusto Moura, CEO da Agência BRSA e atual presidente executivo do grupo Unicamp Ventures Lidiane Oliveira, diretora de pesquisa e inovação LATAM na Solvay Marina Silva, coordenadora de contratos da Inova Unicamp Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp e presidente do conselho consultivo Unicamp Ventures Paulo Brasileiro, diretor de relações institucionais da EPTV, afiliada da Rede Globo Rangel Arthur, assessor da diretoria Inova Unicamp Roseane Ramos, sócia-diretora da Agência Sabiá e conselheira do grupo Unicamp Ventures Vanessa Sensato, diretora de relações institucionais da Inova Unicamp Virgilio dos Santos, CEO da FM2S e conselheiro do grupo Unicamp Ventures Zake Sabbag, CFO da Prodam e conselheiro do grupo Unicamp Ventures