Notícia

Planeta Universitário

Unicamp divulga Anuário Estatístico 2011

Publicado em 02 junho 2011

O número de alunos matriculados na graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) subiu de 15.588 em 2009 para 16.059 em 2010, sem incluir os especiais. Além disso, segundo a Unicamp, praticamente metade dos cursos de pós-graduação (45%) da universidade apresenta nível de excelência internacional, melhor resultado obtido por uma universidade brasileira até o momento, segundo a Avaliação Trienal 2010 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os dados estão no Anuário Estatístico 2011, lançado no dia 31 durante reunião do Conselho Universitário (Consu) da Unicamp.Elaborado pela Assessoria de Economia e Planejamento (Aeplan), o documento tem como objetivo oferecer à comunidade interna e à sociedade em geral um retrato do desempenho da instituição nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. O Anuário está disponível nas versões impressa e eletrônica.

Em 2010, base das informações do Anuário, a Unicamp contava com 31.654 alunos matriculados em 66 cursos de graduação e 144 programas de pós-graduação em seus campi de Campinas, Piracicaba e Limeira.

Seus 1.750 docentes, dos quais 98% com titulação mínima de doutor e 89% atuando em regime de dedicação exclusiva, seguiram liderando a produção per capita de artigos científicos publicados em revistas internacionais indexadas.

O documento também traz os primeiros indicadores do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), curso que passou a oferecer 120 novas vagas de graduação destinadas aos melhores alunos das 96 escolas públicas de ensino médio de Campinas. Ainda no contexto da graduação, o novo campus da Unicamp em Limeira completou em 2010 o segundo ano letivo da Faculdade de Ciências Aplicadas, com 951 alunos matriculados.

Outro aspecto destacado é o notável desempenho da Unicamp no ambiente de inovação nacional. Com o apoio da Agência de Inovação (Inova), a universidade é hoje uma das mais bem-sucedidas em números de licenciamentos de tecnologias. Nos últimos sete anos foram firmados 51 licenciamentos de tecnologias desenvolvidas na Unicamp para empresas de diversos estados brasileiros. Desse total, sete foram assinados em 2010. O Anuário Estatístico 2011 pode ser acessado pelo endereço eletrônico.

Mais informações: www.aeplan.unicamp.br/anuario_estatistico_2011/index_arquivos/index.htm

Agência FAPESP