Notícia

Correio Popular online

Unicamp digitaliza 43 títulos da Coleção de Obras Raras

Publicado em 12 março 2013

Uma boa notícia para os amantes das letras. A Biblioteca Digital da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) acaba de disponibilizar para consulta pública 43 títulos da Coleção de Obras Raras da Biblioteca Central César Lates (BC-CL).

Entre as raridades, a mais antiga obra digitalizada tem data de publicação de 1559. Outro destaque é uma obra que trata da história natural do Brasil, publicada em 1648 e que traz ilustrações de plantas, animais e cenas de trabalho no campo. "A digitalização é uma tendência nas bibliotecas do mundo todo. O objetivo é divulgar e facilitar o acesso a obras de domínio público", explica o coordenador da BC-CL, Luiz Atilio Vicentini.

"Estamos muito satisfeitos de colocar esse material à disposição de um público mais amplo. Por serem raros, esses livros eram acessíveis a um número restrito de pessoas. Agora, qualquer interessado, a despeito do lugar onde esteja, poderá consultá-los gratuitamente", diz Vicentini. Segundo ele, a digitalização dos primeiros 43 volumes é resultado de uma parceria entre os sistemas de bibliotecas da Unicamp, Universidade São Paulo (USP) e Universidade Estadual Paulista (Unesp), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O trabalho foi realizado no Laboratório de Digitalização do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, responsável também pela digitalização de obras raras e da Biblioteca Brasiliana da USP.

"A digitalização desses 43 títulos é o primeiro passo para a estruturação de um laboratório próprio na Unicamp, dentro do projeto de implantação da Biblioteca de Obras Raras (Bora). Com o apoio da Facesp a Unicamp já adquiriu dois scanners, no valor de 83 mil euros, que devem entrar em operação em março e dar continuidade à digitalização das cerca de 4 mil obras raras do nosso acervo", informa Vicentini.

"Estamos em fase de treinamento e em breve instalaremos o laboratório na Diretoria de Coleções Especiais e de Obras Raras da BC-CL. As obras que tiverem condições serão digitalizadas", adianta o coordenador.

"A digitalização proporciona que o usuário tenha acesso ao material, além de preservar a obra em si, por diminuir o manuseio. O acesso passa a ser on-line", afirma a diretora da Coleção de Obras Raras, Tereza Cristina Oliveira Nonatto de Carvalho, citando que é importante alguns cuidados para manusear essas obras, algumas escritas em pergaminho.

Vicentini cita que o trabalho feito pelos profissionais da USP foi de altíssima qualidade. Tanto que permite observar detalhes das ilustrações presentes nos livros, como as ranhuras das folhas de um cajueiro ou as estampas da pele de uma jararaca. "Quero agradecer a colaboração dos colegas da USP, que fizeram um serviço irretocável", afirma.

Entre as obras raras que já estão disponíveis para consulta na Biblioteca Digital, está a Coleção Brasiliana, livros sobre o Brasil escritos por viajantes dos séculos 16 ao 19 e títulos do período colonial e imperial, obras de grande interesse para a pesquisa artística, historiográfica nacional, histórica, econômica, política, de costumes e de história natural.

"Com essa iniciativa, a Unicamp supre a comunidade científica nacional e internacional de mais um instrumento capaz de criar e disseminar o conhecimento", completa Vicentini.

SAIBA MAIS:

Principais temas por século

Século 15 - Temática: Cantos gregorianos (manuscrito em pergaminho, ilustrado com iluminuras

Século 16 - Temática: Brasiliana (narrativas dos primeiros viajantes, primeiras descrições do Brasil), religião, poesia

Século 17 - Temática: Brasiliana (viajantes), histórias de missões, expedições científicas, história natural, guerra com os holandeses, conquistas e descobertas

Século 18 - Temática: Brasiliana (viajantes), jesuítas, pirataria, história e política, colonização, literatura, história natural, conquistas e descobertas

Século 19 - Temática: Brasiliana (viajantes, expedições científicas, exploração e coreografia das províncias), história (monarquia, rebeliões, abolição da escravatura, Império, República, guerra do Paraguai), questões de limites de fronteira, história natural (indígenas), política, gramática, almanaques, periódicos, América Latina

Século 20 - Temática: Brasiliana (tiragens reduzidas, edições esgotadas, obras citadas em repertórios, exemplares especiais, com marcas de propriedade, anotações manuscritas e/ou dedicatórias de pessoas célebres)