Pesquisadores da Unicamp descobriram que a casca da jabuticaba contém propriedades que podem ser eficazes no controle do peso e na prevenção de doenças, como o câncer da próstata. A fórmula foi desenvolvida na Faculdade de Engenharia de Alimentos, que criou um suplemento alimentar à base de cascas da fruta, genuinamente brasileira.
O extrato contém propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, combate o colesterol e a multiplicação de células cancerígenas, sem os efeitos colaterais presentes no tratamento com medicamentos convencionais. O suplemento também regula o metabolismo da glicose. Outra qualidade é o baixo impacto ambiental, uma vez que os bioativos são obtidos a partir de resíduos da indústria de sucos e geleias.
Graduada pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp, a startup Rubian Extratos licenciou recentemente o suplemento alimentar, que deverá chegar às farmácias de manipulação em 2020.
Outra vitória contra o câncer de próstata foi obtida por pesquisadores do Instituto do Câncer do Estado de SP, que conseguiram manipular geneticamente um vírus. Injetado em camundongos, o vírus transgênico deixou as células tumorais ainda mais sensíveis à quimioterapia, chegando a eliminar tumores completamente. Os resultados foram publicados na revista Nature. O trabalho contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapesp).