Notícia

G1

Unicamp abriga centro internacional de pesquisa sobre a água

Publicado em 17 julho 2020

Por G1 Campinas e Região

Polo de tecnologia e desenvolvimento, Campinas (SP) vai abrigar, dentro da Unicamp, um centro internacional de pesquisa sobre a água com a missão de estudar o recurso em diferentes prismas, da disponibilidade às questões climáticas, passando por inovações no tratamento e distribuição. O centro será coordenador pelo professor Lauro Kubota, do Instituto de Química.

Fruto de uma parceria entre a Unicamp, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Sanasa, empresa de saneamento de Campinas, o centro será composto por cientistas de diferentes áreas e institutos dentro da Unicamp. Pelo menos 64 pesquisadores estarão envolvidos.

De acordo com o coordenador, o projeto já nasce com a parceria com cinco centros internacionais de água. Inicialmente, as ações estarão espalhadas em diferentes institutos da universidade, mas há a busca de um local para instalação física do centro de pesquisa dentro do campus.

De acordo com Kubota, trabalhos relacionados com a água dentro da universidade estarão agora vinculados ao centro. Há, por exemplo, uma pesquisa em andamento sobre o uso de cloro e os subprodutos gerados pelo componente químico no tratamento, que está em estado avançado e já era realizado em parceria com a Sanasa.

"Uma questão muito importante é que, de maneira geral, a população imagina que a água vai ter para sempre, e esse é uma questão complicada no mundo todo. A quantidade de água que pode ser tratada e levada ao consumo é muito pouca que existe hoje. Temos que estar preparados para que possamos garantir esse recurso", defende Kubota.