Notícia

Vida Universitária (Blog)

Unicamp abre inscrições para o Profis

Publicado em 11 novembro 2010

Até 3 de dezembro, alunos da rede pública do ensino médio de Campinas podem se inscrever no Programa de Formação Interdisciplinar Superior (Profis) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Serão disponibilizadas 120 vagas, preenchidas por pelo menos um aluno de cada escola pública da cidade. Os selecionados cursarão disciplinas selecionadas nas áreas de ciências humanas, tecnológicas, exatas, biológicas e artes. Segundo a Unicamp, o objetivo é oferecer aos alunos uma visão integrada do mundo contemporâneo, capacitando-os a exercer as mais distintas profissões.

A duração do curso é de dois anos e, ao final, os alunos terão acesso a um dos cursos de graduação da Unicamp. As faculdades e institutos já asseguraram vagas para todos os concluintes.

Os candidatos serão selecionados com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com Marcelo Knobel, pró-reitor de Graduação, como são 120 vagas para 96 escolas, as restantes serão destinadas a unidades com maior número de estudantes.

"Será selecionado o melhor classificado no Enem de cada escola, ainda que sua nota seja inferior a de inscritos de outras unidades. Se o primeiro colocado de uma escola abrir mão da vaga no Profis, ela será repassada ao segundo colocado, e assim por diante", explicou Knobel, que também é coordenador da área de Física na FAPESP.

Segundo ele, o objetivo é assegurar a máxima representação possível no Profis, como forma de diminuir o processo de autoexclusão verificado entre alunos de escolas públicas, que não se acham em condições de competir por uma vaga na Unicamp.

As inscrições devem ser feitas no site da Pró-Reitoria de Graduação (PRG). Durante esse período, a pró-reitoria se dispõe a enviar sua equipe às escolas para esclarecer dúvidas.

Mais informações e inscrições: http://prg.basico.unicamp.br/profis

Fonte: Agência FAPESP