Notícia

JorNow

União Europeia vem ao Brasil buscar melhores talentos dentro das universidades

Publicado em 28 maio 2012

O secretário-Geral da European Research Council (ERC), órgão ligado à União Europeia, professor Donald Dingwell, está no Brasil agora em maio com a missão de divulgar dentro das universidades brasileiras a campanha "ERC goes Global" – Um sistema de financiamento global de projetos científicos.

O principal objetivo da visita de Dingwell é incentivar que os melhores talentos brasileiros solicitem financiamentos para seus projetos. Apesar dos 40 pedidos de financiamentos já feitos por brasileiros para a ERC, atualmente o País conta com apenas uma pessoa financiada pelo órgão. A ideia do secretário é que esse número seja muito maior nos próximos anos. “O que fica claramente perceptível é a grande variedade de talento e oportunidades no Brasil. Nós queremos as melhores mentes para que elas consigam resolver os problemas atuais por meio de nosso financiamento”, afirma ele.

Qualquer estudante ou pesquisador brasileiro pode desenvolver um projeto e apresentar para apreciação da European Research Council. Os financiamentos podem alcançar valores superiores a R$ 1 milhão, dependendo da complexidade do projeto.

Na última sexta-feira, dia 25, Dingwell esteve na reitoria da Universidade de São Paulo (USP) para apresentar o projeto e as regras do programa. Na ocasião, participaram do evento organizado pela Universia Brasil http://www.universia.com.br representantes da USP, União Europeia, FAPESP e da própria Universia. O evento foi comandado pelo vice-Reitor executivo de Relações Internacionais da USP, Adnei Melges de Andrade.