Notícia

Celulose Online

UnG lança Atlas Geoambiental de Guarulhos

Publicado em 19 maio 2011

A UnG (Universidade de Guarulhos) junto ao seu Mestrado em Análise Geoambiental apresentam nesta quinta-feira (19) na Unidade Guarulhos - Centro o Atlas Geoambiental da Região Cabuçu-Tanque Grande. O objetivo da publicação do Atlas é evidenciar os riscos da ocupação urbana desordenada em áreas de mananciais, o que vem se tornando habitual em grandes cidades.

A publicação é financiada pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente de Guarulhos e fruto do Projeto Cabuçu, pesquisa desenvolvida entre 2002 e 2005 pelo mestrado da universidade com o apoio e recursos da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e em parceria com outras entidades como a Prefeitura de Guarulhos, Instituto Florestal, Proguaru (Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos), SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guarulhos), Universidade Estadual de Campinas, Universidade de São Paulo, Instituto de Pesquisas Tecnológicas e a ONG Projeto Cabuçu de Desenvolvimento Local.

Dividido em 54 páginas, o Atlas traz em seu conteúdo os resultados do diagnóstico geoambiental da região estudada, que compreende o Núcleo Cabuçu (26,7 km²) do Parque Estadual da Cantareira e a área de entorno (32,2 km²). Geomorfologia, relevo, geologia, uso e ocupação do solo e dossiê de microbacias estão entre as informações expostas.

O evento de lançamento acontece no Anfiteatro C da Unidade Guarulhos-Centro, às 19h30 com entrada franca. Haverá distribuição gratuita da publicação durante o evento. O Atlas ainda será distribuído em escolas públicas e particulares de Guarulhos, além de ONGs e entidades ligadas ao meio ambiente.