Notícia

Guarulhosweb

UnG lança Atlas da Região Cabuçu-Tanque Grande nesta quarta

Publicado em 16 maio 2011

A UnG, através de seu programa de Mestrado em Análise Geoambiental, lançará nesta quarta-feira, 18, seu Atlas Geoambiental da Região Cabuçu-Tanque Grande. O evento de lançamento ocorre na unidade centro da universidade às 19h30. A publicação é de responsabilidade do Projeto Cabuçu, e foi financiado pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente em parceria com a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

O Atlas conta ainda com o apoio da Prefeitura de Guarulhos, Instituto Florestal, Proguaru, SAAE, Universidade Estadual de Campinas, Universidade de São Paulo, Instituto de Pesquisas Tecnológicas e ONG Projeto Cabuçu de Desenvolvimento Local. A produção do material foi coordenada pelo geólogo da UnG, prof. Antonio Manoel de Oliveira. Em suas 54 páginas, trará o diagnóstico de geormorfologia, relevo, uso e ocupação do solo e microbacias da região.

A área estudada compreende cerca de 59km² entre o Núcleo Cabuçu, o Parque Estadual da Cantareira e entorno. A publicação final será lançada em escolas públicas e privadas, além de ONGs e entidades ambientais. Quem comparecer ao lançamento ganhará uma edição gratuita do Atlas. O campus Centro da UnG fica na Praça Tereza Cristina, nº. 88, Centro.