Notícia

Diário de Guarulhos

UnG apresenta estudo ambiental da cidade

Publicado em 16 novembro 2009

Por Rogério Malaquias

O geólogo Antonio Manoel de Oliveira apresentou na noite desta segunda-feira (16) um diagnóstico ambiental de Guarulhos, no Auditório F da UnG (Universidade Guarulhos). O estudo "Bases Geoambientais para um Sistema de Informações Ambientais do Município de Guarulhos" tem 295 páginas, incluindo 117 ilustrações (tabelas e figuras) e anexos nas formas de mapas e fichas cadastrais.

O relatório foi coordenado pelo professor Oliveira e aprovado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). O secretário de Meio Ambiente, Alexandre Kise, compareceu ao evento.

Segundo o geólogo, o estudo alerta sobre problemas sérios que a cidade pode enfrentar nos próximos anos. "As grandes dificuldades para a cidade estão aparecendo agora, como as inundações. As grandes cidades tiveram um crescimento desordenador e hoje aparecerem as consequências", declara Oliveira.

"Elaboramos mapas sobre riscos geoambientais como erosão, escorregamentos, inundações, áreas contaminadas, ilhas de calor e degradação da qualidade da água em mananciais de abastecimento", acrescenta o geólogo.

Ele informa que o diagnóstico ambiental da cidade teve apoio da prefeitura e que espera que o documento seja utilizado na preparação de políticas públicas.

"A prefeitura foi nossa parceira e isso faz com que ela tenha de assumir responsabilidade. Agora o poder público não vai mais poder dizer que não conhecia os problemas", ressalta Oliveira.

Ele lembra que a prefeitura de Guarulhos já utilizou estudos da universidade para estabelecer políticas ambientais. "Em 2008, quando apresentamos a primeira parte desta pesquisa, que identificou as ilhas de calor em Guarulhos e suas consequências, a secretaria do Meio Ambiente criou o Programa Ilhas Verdes, que virou Projeto de Lei", disse.