Dois novos centros de pesquisa serão criados na Unesp (Universidade Estadual Paulista) com foco em tecnologia assistiva e habitação social. E o que será dedicado à tecnologia assistiva teve sua proposta inicial elaborada com participação de pesquisadores que atuam em Rio Claro, além de outros das unidades de Bauru, Presidente Prudente, Ourinhos, Marília, Botucatu, Ilha Solteira, Sorocaba e Araraquara, além de docentes da USP, UFABC e da UFSCar.
Os pesquisadores se dividem em quatro linhas de pesquisa principais: novas tecnologias e materiais para tecnologias assistivas; novas tecnologias e materiais para dispositivos médicos, órteses e próteses; inteligência artificial e comunicação alternativa; e materiais pedagógicos digitais.
O centro vai trabalhar em parceria com a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e a Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro, além de outras instituições e organizações parceiras. Segundo dados apresentados na proposta, a população com deficiência no estado de São Paulo é de 3,3 milhões de pessoas.
Habitação de interesse social
O outro Centro de Ciência para o Desenvolvimento que a Unesp sediará tem como foco as habitações de interesse social do estado de São Paulo. O pesquisador responsável será José Arnaldo Frutuoso Roveda, docente do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICTS) da Unesp, campus de Sorocaba, e atuará em parceria com a Agência Metropolitana de Sorocaba, a Agência Metropolitana de Campinas e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação de São Paulo. “A ideia do centro é criar uma plataforma para subsidiar a secretaria estadual com dados e informações para facilitar tomadas de decisão do poder público”, explica Roveda.
No total, a FAPESP anunciou a constituição de 21 novos Centros de Ciência para o Desenvolvimento em parceria com universidades, instituições de pesquisas, secretarias de Estado e outros órgãos de governos. O investimento total será de cerca de R$ 130 milhões. (Com informações de Fábio Mazzitelli, do Jornal da Unesp)
Foto: João Victor Gomes dos Santos/Jornal da Unesp