Notícia

Diário Campineiro online

Unesp, USP e Unicamp irão sediar novo centro de pesquisa em Inteligência Artificial (37 notícias)

Publicado em 30 de outubro de 2023

A Unesp, juntamente com a USP e a Unicamp, irá sediar um novo centro de pesquisa na área de Inteligência Artificial. O projeto que une as três instituições paulistas, intitulado Centro de Pesquisa em Engenharia Ciência de Dados para a Indústria Inteligente (CDI2) foi contemplado em uma chamada de financiamento para a criação de uma rede de centros de pesquisa aplicada em Inteligência Artificial organizada pela Fapesp, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pelo Ministério das Comunicações (MCom) e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

O CDI2 surge com dois objetivos principais. O primeiro é atrair indústrias por meio da prestação de serviços, desenvolvendo soluções em Inteligência Artificial. Com esse intuito, um dos parceiros do grupo é o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de São Paulo. A expectativa é que se possa aproveitar o portfólio e a rede de contatos do Senai a fim de atrair indústrias para colaborar com o novo centro. O segundo objetivo é abrir um espaço para a formação de recursos humanos na área de IA e ciências de dados.

A criação do centro servirá para promover a interação entre a academia e a indústria, aproveitando o conhecimento e a rede de conexões das instituições envolvidas.

O financiamento, estimado em R$ 12 milhões, terá duração de cinco anos, podendo ser renovado por mais cinco caso o centro apresente bons resultados. Segundo a chamada, espera-se que os Centros de Pesquisa Aplicada conduzam pesquisas “ousadas e de excelência internacional em Inteligência Artificial”, estabelecendo conexões entre pesquisadores, estudantes, instituições de pesquisa, agências de fomento nacionais e internacionais, pequenas e grandes empresas, governo, imprensa e sociedade. Outra expectativa é que se consiga aperfeiçoar o desenvolvimento de produtos no campo da computação e IA, como métodos, algoritmos, modelos matemáticos, hardwares, software, etc.