Notícia

Portal do Governo do Estado de São Paulo

Unesp: Universidade e UFSCar lançam DVD de Nanotecnologia

Publicado em 07 junho 2006

Por Genira Chagas, da Unesp

Pesquisadores do Laboratório Interdisciplinar de Eletroquímica e Cerâmica (LIEC) ligado ao Centro Multidisciplinar de Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC) lançaram, em abril, o DVD Nanotecnologia: o futuro.
Destinado a estudantes do Ensino Médio, o trabalho tenta desmistificar um conceito tecnológico já em aplicação nas indústrias, mas ainda de difícil compreensão. O LIEC e o CMDMC congregam profissionais do Instituto de Química da UNESP e da UFSCar.
O documentário de aproximadamente 14 minutos, explica que o prefixo nano refere-se a coisas infinitamente pequenas. Um nano, diz a fita, é um milhão de vezes menor que um milímetro. Segundo os cientistas, o estágio atual da produção com tecnologia nanométrica é possível graças à evolução dos equipamentos. O microscópio de campo induzido, por exemplo, permite ao cientista ver e manipular partículas ínfimas.
O DVD mostra, ainda, como a interação entre Instituições de Ensino Superior e indústrias tem permitido à sociedade usufruir os avanços tecnológicos conquistados nos laboratórios de Universidades públicas, como a UNESP e a UFSCar.
Atualmente o LIEC tem convênios com a indústria siderúrgica, cosmética, de materiais escolares e de escritórios. Com o auxílio da nanotecnologia a Faber Castell solucionou um problema importante para a empresa, relacionado à resistência da grafite utilizada em seus lápis e lapiseiras.
A iniciativa de produção do DVD contou com os apoios da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), da UNESP, do CMDMC e do CEPID (Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão).

Serviço
Nanotecnologia: o futuro
http://www.liec.ufscar.br/ceramica/ensino/video_nanotecnologia.html