Notícia

Unesp

Unesp recebe professor da Universidade de Erfurt (Alemanha)

Publicado em 20 fevereiro 2013

Por Leticia Santos

Entre os dias 18 de fevereiro e 1º de março, o professor Christian Lehmann, da Universidade de Erfurt (Alemanha), estará na Unesp de São José do Rio Preto desenvolvendo atividades no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) em conjunto com o professor Sebastião Carlos Leite Gonçalves, do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários. Dentre elas, ministrará, entre 18 a 28 de fevereiro, uma série de conferências como parte da disciplina “A mudança linguística na perspectiva da gramaticalização”.

Segundo o professor Sebastião Carlos, alunos de Pós-Graduação interessados em créditos devem estar matriculados na disciplina. Apesar disso, as conferências são abertas ao público e a entrada é gratuita, não havendo a necessidade de inscrição.

As conferências abrangem temas variados relacionados à mudança linguística, tais como Gramática Funcional (20/2, 10h, Aud. B), Linguagem e pensamento (22/02, 10h, Sala zero), Gramaticalização e Lexicalização (25/02, 10h, Aud. B) e, para encerrar o evento Gramaticalização e estrutura da informação (28/02, 10h, Sala zero).

Além do Ciclo de Conferências, Lehmann debaterá pesquisas de alunos de Iniciação Científica (IC), de mestrado e de doutorado vinculadas às linhas de pesquisa Variação e Mudança Linguística e Descrição Funcional de Língua Oral e Escrita. “Os benefícios esperados da visita estão diretamente relacionados aos projetos de pesquisa, atualmente em desenvolvimento pelos alunos de IC, mestrado e doutorado e pelos professores destas linhas de pesquisa, do PPGEL”, afirma o professor anfitrião. “Indiretamente, a visita trará benefícios para consolidação do programa de internacionalização de pesquisa que vem sendo buscado pelo PPGEL, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional da Unesp”.

Professor de Linguística Geral e Comparada da Universidade de Erfurt, o linguista Christian Lehmann realiza pesquisas sob a perspectiva interlinguistica. Seu principal trabalho, Thoughts on grammaticalization, é pioneiro na área de mudança linguística via gramaticalização, tema muito estudado a partir da década de 1980.

Lehmann desenvolverá atividades em outras universidades e unidades da Unesp durante sua visita ao Brasil. Na Unesp de São José do Rio Preto, permanecerá de 18 de fevereiro a 3 de março, quando inicia sua visita à Unesp de Araraquara e, na sequência, à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH), para ministrar cursos e palestras nos programas de Pós-Graduação dessas Universidades. E na última semana de sua estada no Brasil (11 a 16/03), Lehmann visitará os programas de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal de Santa Catarina. Esse seu período de permanência como professor visitante no Brasil está sendo financiado pela Fapesp e pelo CNPq.

O programa completo das atividades do professor visitante no Ibilce pode ser acessado na página da Seção de Pós-graduação:http://www.ibilce.unesp.br/#!/pos-graduacao/programas-de-pos-graduacao/estudos-linguisticos/disciplinas/disciplinas-2013/

Leticia Santos, bolsista Santander Universidades, Unesp/São José do Rio Preto