Notícia

Jornal O Imparcial (Araraquara, SP)

Unesp realiza workshop sobre corantes

Publicado em 21 setembro 2012

Será realizado por um grupo de pesquisadores do projeto temático FAPESP o I Workshop do Projeto Temático “Avaliação da Ocorrência, Toxicidade/Genotoxidade e Processos para Degradação de Corantes em Efluentes e Águas Superficiais”. O evento acontece no Instituto de Química da Unesp, campus de Araraquara.

Este 1º Workshop tem como objetivo abrir um fórum de discussão na área de corantes sob a perspectiva da Química, Ciências Ambientais e Toxicologia. Para isto, pretende propiciar a discussão dos resultados obtidos nos dois anos de desenvolvimento do projeto, motivar novas ‘perspetivas de trabalho, colocar as diversas áreas envolvidas em contacto, propiciar o avanço destas áreas no projeto, bem como discutir os temas com pesquisadores da comunidade brasileira e estrangeira. O evento é de grande importância, pois além de promover a discussão sobre a contaminação e problemas toxicológicos e ecológicos de corantes em geral no ambiente, trará soluções de tratamento dando subsídios para o fortalecimento da regulamentação vigente sobre qualidade das águas e o controle e prevenção da poluição aquática.

Os participantes do evento serão os professores, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como bolsistas de treinamento técnico do Instituto de Química, Faculdade de Medicina de BotucatulUNESp, Faculdade de Tecnologia/ UNICAMP e Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto/USP, além do público externo como profissionais da indústria, saneamento e governo, e de pesquisadores e alunos de outros grupos de pesquisa interessados no tema.

Para o evento foram convidados pesquisadores estrangeiros de reconhecida competência que já vêm cooperando com o projeto temático, que irão expor suas visões sobre o tema e também os resultados de suas pesquisas mais recentes na área de estudo sobre corantes.