A Universidade Estadual Paulista (Unesp) elaborou duas iniciativas para publicação de editais para cursos de mestrado e doutorado com o objetivo de buscar soluções ou a redução das consequências da pandemia causada pelo novo coronavírus.
A Faculdade de Medicina de Botucatu e a Faculdade de Ciências Farmacêuticas, no campus de Araraquara, abriram inscrições para o ingresso, ainda em abril de 2020, em programas de pós-graduação.
Em Botucatu, estão abertas cinco vagas distribuídas entre mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia em Clínica Médica. O edital é direcionado a alunos da área de Ciências da Saúde ou Ciências Biológicas que apresentem projetos de pesquisa com a temática COVID-19.
O período de inscrição termina em 10 de abril e o início das atividades está previsto para 30 de abril, conforme detalhado no edital.
Em Araraquara, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas abriu inscrições para duas vagas, uma em mestrado e outra em doutorado, e o Programa de Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia abriu 4 vagas, 2 vagas para mestrado e 2 para doutorado, para candidatos que apresentem projetos de pesquisa voltados à criação de conhecimento prático e específico orientado à prevenção e combate à atual pandemia de COVID-19 e ao enfrentamento de novas crises de igual ou maior proporção, envolvendo áreas do conhecimento tais como infectologia, epidemiologia, imunologia, microbiologia, biotecnologia, bioinformática, bioengenharia ou áreas correlatas.
O período de inscrições vai até 12 de abril e o processo de seleção será no dia 14, via Google Meet. O edital completo está disponível no site da Unesp.
Mais informações: https://bit.ly/3bWgUc8.
(Fonte: Agência Fapesp)