Notícia

Universia Brasil

UNESP promove I Simpósio de Inovação

Publicado em 30 agosto 2007

Evento tem como principal tema a propriedade intelectual

Nos dias 24 e 25 de setembro será realizado o I Simpósio de Inovação da UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho). O evento é aberto e oferece certificado de participação. As inscrições devem ser feitas através do site www.aptor.com.br/inovacao/inscricao. O simpósio reúne importantes nomes da ciência e da inovação brasileira - como Capes, Embrapa, CNPq, FAPESP e INPI - para debater em dois painéis os temas: "Formação de recursos humanos, propriedade intelectual e o dilema Divulgação do conhecimento & Sigilo" e "Pesquisa acadêmica & propriedade intelectual no contexto do desenvolvimento tecnológico nacional".

Em meio ao simpósio, ocorre o lançamento do Núcleo de Inovação Tecnológica da UNESP. "O núcleo vai ajudar e induzir o pesquisador a proteger seu trabalho. Vai ser o mediador entre as invenções e as empresas que despertarem interesse na pesquisa, vai auxiliar nas patentes. O objetivo é a transferir o conhecimento adquirido para o mercado", explica o pró-reitor de pesquisa da UNESP, José Arana Varella.

"Além do lançamento do núcleo, esperamos através desses debates conseguir desmistificar o problema em torno da regulamentação e patenteação de pesquisas, e ajudar o pesquisador a encontrar a melhor saída", continua Varella. Segundo o pró-reitor, o simpósio é de grande interesse para alunos, professores e inventores interessados em saber como proteger suas idéias e como trabalhar e colocá-las em prática dentro de empresas privadas. "Unindo a universidade à empresa" conclui o Varella.

SERVIÇO:

I Simpósio de Inovação da UNESP

Local: Hotel Jaraguá

Rua Martins Fontes, 71 - Centro, São Paulo, SP

Inscrições: www.aptor.com.br/inovacao/inscricao