Notícia

Universia Brasil

UNESP prepara portal em homenagem a Machado de Assis

Publicado em 08 outubro 2007

Em 2008, ano do centenário da morte de Machado de Assis, a UNESP promoverá um evento de abrangência internacional, com o objetivo de homenagear o escritor e de divulgar a pesquisa da área de ciências humanas na universidade. O evento prevê a realização de debates entre estudiosos renomados da obra machadiana, além do lançamento de um portal com informações atualizadas sobre o evento e com material escrito por Machado de Assis ou sobre ele.

As responsáveis pela produção do conteúdo do portal são as docentes Lúcia Granja e Silvia Maria Azevedo, dos campi de São José do Rio Preto e de Assis, respectivamente. De acordo com Granja, a idéia do portal é disponibilizar ao público tanto os textos de jornais que ele escreveu para os periódicos do XIX, quanto os textos sobre o escritor. Nesse último caso, o usuário do portal encontrará desde textos jornalísticos em homenagem ao escritor, até resenhas dos mais recentes estudos publicados. "Como há um número grande de portais dedicados ao Machado de Assis, optamos por disponibilizar materiais a que poucas pessoas têm acesso", explica.

A pesquisadora, que estuda as crônicas do escritor, relata que Machado de Assis tem uma obra jornalística vasta e de difícil acesso. O interessado nesse material precisa ter autorização para consultar os microfilmes dos periódicos, que são de propriedade da Biblioteca Nacional e, além de estarem depositados nessa instituição, podem ser lidos em outros poucos arquivos, como o "Edgar Loenroth", na UNICAMP, e CEDAP (Centro de Documentação e Apoio a Pesquisa), na UNESP, campus de Assis. "A colaboração de Machado de Assis nos jornais foi de 50 anos. Nossa idéia é digitalizar parte desse material e disponibilizar no portal", afirma. Para tanto, as responsáveis pelo projeto têm já aprovação de financiamento solicitado ao CNPq e esperam conseguir uma complementação dessa verba junto à FAPESP.

Outro tipo de material que o portal trará são textos publicados na imprensa paulista e carioca na ocasião da morte do escritor e do cinqüentenário de sua morte. Além disso, o portal disponibilizará textos escritos pelo próprio Machado de Assis e informações atualizadas sobre o evento.

O evento em homenagem ao centenário da morte de Machado de Assis será realizado em agosto de 2008. Já o portal, entrará no ar em janeiro.

Crônicas - Também em janeiro, a docente do Ibilce Lucia Granja, que há anos estuda as crônicas de Machado, dará início a seu pós-doutorado na Université Denis Diderot (Paris VII), na França. O objetivo do trabalho será ler e compreender características da imprensa periódica francesa, principalmente do jornal La Presse, assim como a do crítico, escritor e folhetinista Théophile Gauthier, a fim de avaliar a propriedade de ainda se acreditar que o jornalismo brasileiro é "imitado" ao francês.

Tendo indícios de que a criação do jornal e do folhetim seguia procedimentos próprios de acordo com as possibilidades de criação, circulação e leitura no Brasil do século XIX, a pesquisadora pretende compreender melhor o quanto o escritor Machado de Assis criou no jornalismo e o quanto ele escreveu a partir dessas influências.

"É pensamento corrente que Machado de Assis foi influenciado pelo jornalismo francês. No entanto, acredito que ele tenha criado uma nova forma de falar sobre o Brasil por meio da crônica", afirma Granja. Com a realização de seu pós-doutorado, a pesquisadora pretende oferecer mais essa contribuição aos estudos sobre o escritor.

Fonte: Unesp