Notícia

Diário da Franca online

Unesp organiza semana de relações internacionais

Publicado em 03 agosto 2012

Por Da Redação/DF

Estão abertas até 12 de agosto as inscrições para a 10ª Semana de Relações Internacionais da Unesp, que ocorrerá de 13 a 17 de agosto na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Câmpus de Franca. Serão discutidas questões sobre o tema central ‘A construção das relações internacionais no Brasil no início do séc. XXI’.

A conferência de abertura será ministrada pelo diplomata Samuel Pinheiro Guimarães. Entre os temas enfocados, estão “Potências Emergentes em Negociações Econômicas”, “As Relações Internacionais e a diversidade brasileira”, “Cultura e Relações Internacionais”, “Segurança e Defesa Regionais: as perspectivas argentina e brasileira sobre a estratégia de defesa da Unasul”, e “Brasil na situação internacional no séc. XXI”.

A semana de Relações Internacionais tem o intuito de aproximar acadêmicos de todo o Brasil e do exterior a fim de enriquecer os estudos desta área, aprimorar e discutir as pesquisas realizados no país, além de ser um ambiente propicio para a troca de experiências e de informações entre a comunidade acadêmica.

Além das palestras e das mesas redondas com os convidados da área, o evento também contará com diversos mini-cursos, apresentações culturais e um espaço especial para os grupos de estudo, pesquisa e extensão realizarem oficinas e exporem seus paineis.

O evento, voltado para professores, pesquisadores, profissionais e alunos de Relações Internacionais, é promovido pelo Conselho de Curso da Unesp, unidades de Franca e de Marília, e conta com o apoio do departamento de Relações Internacionais (DERI) da Unesp, Câmpus de Franca.

O evento é apoiado pelo Curso de Relações Internacionais – Unesp/Marília; DERI – Departamento de Relações Internacionais; ProPe – Pró-Reitoria de Extensão da Unesp; Prograd – Pró-Reitoria de Graduação da Unesp; Fundunesp – Fundação para o Desenvolvimento da Unesp; e Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Em Franca a Unesp conta, além do curso de Relações internacionais, com os cursos de história, direito e serviço social. No campus local são 90 professores – a maioria com dedicação integral à docência e à pesquisa – e cerca de 1.900 alunos de graduação e pós-graduação.

Estrutura

A Universidade Estadual Paulista está presente em 23 cidades do Estado de São Paulo com 33 faculdades e institutos, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento. Fundada em 1976, a instituição oferece 171 cursos de graduação e 118 programas de pós-graduação.

A Unesp tem 46.634 alunos (35.929 na graduação, 10.705 na pós sctricto sensu), 3.543 professores e 7.153 servidores técnico-administrativos. Possui cerca de 1.900 laboratórios e um Hospital de Clínicas. Oferece cursos pré-vestibulares gratuitos em suas unidades, bem como diversos programas de extensão de serviços à comunidade.