Notícia

Agora Vale

Unesp oferece programa de exercícios para idosos com Alzheimer

Publicado em 26 janeiro 2012

Pacientes com Alzheimer podem se inscrever até o dia 27 de janeiro em um projeto da Universidade Estadual Paulista (Unesp) que oferece atividades físicas para idosos nessa condição.

O Programa de Cinesioterapia Funcional e Cognitiva de Idosos com Doença de Alzheimer (Pro-CDA) é realizado no campus de Rio Claro pelo Departamento de Educação Física.

Para participar, é preciso apresentar declaração médica especificando o diagnóstico de Alzheimer. Também é requisitado um parecer clínico sobre a possibilidade de o paciente realizar atividades físicas.

No início do programa, o idoso passará por uma avaliação de sua capacidade motora e de funções mentais como memória, raciocínio, capacidade de linguagem e de reconhecimento.

A partir deste ano, o Pro-CDA passa a oferecer também orientação para familiares e cuidadores de pacientes em estágio avançado para a realização de atividades domiciliares supervisionadas.

O Pro-CDA é desenvolvido em Rio Claro desde 2006 e é um dos pioneiros no Brasil. O programa envolve profissionais das áreas de educação física, medicina, fisioterapia e psicologia.

Além de atividades físicas e de convívio social para pacientes em estágios iniciais e intermediários da doença, a ação oferece atividades físicas também aos cuidadores dos idosos com mal de Alzheimer, proporcionando redução dos níveis de estresse.

Incrições e informações pelo telefone (19) 3526-4312, com Larissa, Julimara, Carla ou Renata.