Notícia

Envolverde

Unesp oferece curso sobre propriedade intelectual

Publicado em 05 agosto 2009

Por Redação da Agência Fapesp

Agência Unesp de Inovação oferece dois cursos gratuitos sobre propriedade intelectual para pesquisadores nos campus de Bauru e Araraquara.

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) oferece dois cursos gratuitos sobre propriedade intelectual para pesquisadores. O curso é direcionado a docentes e pós-graduandos da Unesp e de outras instituições de ensino superior.

Promovido pela Agência Unesp de Inovação (Auin), os cursos se destinam a pesquisadores interessados em conhecer o universo das marcas e patentes e também para aqueles que desejam aprofundar os conhecimentos nessa área.

Serão oferecidos dois módulos: básico e intermediário, ambos com carga horária de 40 horas. Os cursos serão ministrados por técnicos do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

“Os cursos disseminam a importância da proteção do conhecimento e desmistificam a crença de que esse processo é muito complicado”, disse José Arana Varela, diretor executivo da Auin e vice-presidente da FAPESP.

O Curso Básico de Propriedade Intelectual para Gestores de Tecnologia” ocorrerá de 31 de agosto a 4 de setembro, no campus da Unesp em Bauru. O conteúdo apresenta um panorama atual dos mecanismos de proteção das criações intelectuais. Serão abordados também os temas “Evolução histórica”, “Como e para que patentear” e “A propriedade intelectual nas universidades e empresas”.

Já o Curso Intermediário em Propriedade Intelectual para Gestores de Tecnologia será realizado de 17 a 21 de agosto, com aulas no Anfiteatro da Biblioteca do Instituto de Química, no campus de Araraquara. O curso se destina, preferencialmente, aos que tenham concluído o Curso Básico em Propriedade Intelectual anteriormente.

A data de inscrição para o curso básico ainda não foi definida, mas os interessados no intermediário poderão se inscrever até o dia 9 de agosto.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site: http://www.auin.unesp.br

(Envolverde/Agência Fapesp)