Notícia

Administradores

Unesp oferece curso sobre propriedade intelectual

Publicado em 05 agosto 2009

Agência FAPESP

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) oferece dois cursos gratuitos sobre propriedade intelectual para pesquisadores. O curso é direcionado a docentes e pós-graduandos da Unesp e de outras instituições de ensino superior.

Promovido pela Agência Unesp de Inovação (Auin), os cursos se destinam a pesquisadores interessados em conhecer o universo das marcas e patentes e também para aqueles que desejam aprofundar os conhecimentos nessa área.

Serão oferecidos dois módulos: básico e intermediário, ambos com carga horária de 40 horas. Os cursos serão ministrados por técnicos do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

"Os cursos disseminam a importância da proteção do conhecimento e desmistificam a crença de que esse processo é muito complicado", disse José Arana Varela, diretor executivo da Auin e vice-presidente da FAPESP.

O Curso Básico de Propriedade Intelectual para Gestores de Tecnologia" ocorrerá de 31 de agosto a 4 de setembro, no campus da Unesp em Bauru. O conteúdo apresenta um panorama atual dos mecanismos de proteção das criações intelectuais. Serão abordados também os temas "Evolução histórica", "Como e para que patentear" e "A propriedade intelectual nas universidades e empresas".

Já o Curso Intermediário em Propriedade Intelectual para Gestores de Tecnologia será realizado de 17 a 21 de agosto, com aulas no Anfiteatro da Biblioteca do Instituto de Química, no campus de Araraquara. O curso se destina, preferencialmente, aos que tenham concluído o Curso Básico em Propriedade Intelectual anteriormente.

A data de inscrição para o curso básico ainda não foi definida, mas os interessados no intermediário poderão se inscrever até o dia 9 de agosto.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site: www.auin.unesp.br