Notícia

RedeNotícia

Unesp oferece 50 disciplinas de pós em inglês

Publicado em 16 abril 2013

Agência FAPESP - A Universidade Estadual Paulista (Unesp) oferecerá, a partir de agosto, 50 disciplinas de pós-graduação ministradas em inglês em 14 unidades espalhadas pelo Estado de São Paulo.

As aulas são voltadas para alunos estrangeiros, mas os alunos brasileiros matriculados nos cursos da Unesp também podem se inscrever. As 50 disciplinas envolverão quatro áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Energias Alternativas, Odontologia e Literatura e Linguística.

A iniciativa faz parte do esforço de internacionalização da Unesp. "O objetivo é ampliar a diversidade cultural em sala de aula e a participação de estudantes internacionais nos programas de pós-graduação da universidade", disse Eduardo Kokubun, pró-reitor de Pós-Graduação da universidade.

Cada programa terá um grupo de disciplinas formatado de acordo com o sistema de créditos europeu ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System), permitindo que o aluno estrangeiro transfira com facilidade os créditos para qualquer instituição que utilize o sistema. O estudante será matriculado na Unesp como aluno especial.

"A expectativa é de que esta ação tenha um impacto altamente positivo no processo de internacionalização da universidade, atendendo a uma forte demanda do exterior e inserindo, em curto prazo, um grande número de estudantes de diferentes países no nosso ambiente universitário", disse José Celso Freire Junior, assessor chefe da assessoria de Relações Exteriores da Unesp.

"A interação entre os estudantes da Unesp com os colegas estrangeiros deverá contribuir para a construção de um ambiente multicultural e mais internacionalizado", disse Freire. A ideia é expandir, em breve, o projeto para outras áreas do conhecimento.

Mais informações: www.unesp.br/international-courses.