Convite à Unesp surgiu a partir da participação do professor Adalberto Retto Jr como professor visitante na Sorbonne, na França
Desde junho de 2014, a Unesp faz parte de uma rede global de pesquisa ligada ao consórcio do doutorado internacional e interdisciplinar Heritechs, da Universidade Paris I Sorbonne, que envolve nove universidades de todo mundo e aborda estudos na área de patrimônio industrial, desenvolvimento econômico.
O convite à Unesp surgiu a partir da participação do professor Adalberto Retto Jr. no como professor visitante no programa internacional Master Erasmus Mundus Techniques, Patrimoine, Territoire de l'Industrie. Durante este período, o professor da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), campus Bauru, mostrou o resultado de uma pesquisa sobre a formação do Oeste Paulista a partir da implantação das suas ferrovias,
Financiada pela Fapesp dentro da modalidade de projeto temático, a pesquisa foi desenvolvida juntamente com a Unicamp, Puccamp e IUAV di Venezia, da Itália, e se tornou o denominador comum para estabelecer a relação com os temas tratados pelo Heritechs.
Retto Jr. lembra que o ponto mais apreciado pela universidade francesa, foi a metodologia utilizada na pesquisa. A equipe de Bauru seguiu uma abordagem geo-histórica através de uma análise em rede (lógica da história comparativa) que perpassou quatro linhas de verificações, como forma de captar nas suas peculiaridades e na sua amplitude, a dinâmica e/ou o descompasso da implantação dos quatro ramais ferroviários do estado de São Paulo: Alta Araraquarense, Alta Paulista, Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e Alta Sorocabana.
A metodologia, inédita, percorreu os mesmos passos do geógrafo francês Pierre Monbeig, que nos anos 30 e 40 estudou essas cidades de forma sistemática e apresentou sua pesquisa à Sorbonne como tese de doutorado com o título Pionniers et Planteurs de São Paulo, com a qual recebeu o prêmio de tese da Fondation Nationale des Sciences Politiques, de Paris, em 1950. Monbeig e sua esposa também foram responsáveis pela fundação do Institut des Hautes Ãtudes de LAmérique Latine, em funcionamento até os dias atuais.
Tal fato colaborou para despertar o interesse da universidade francesa no tema. "De certa forma, a montagem dessas linhas ferroviárias trouxe a Europa para o Brasil, na forma de técnicos, tecnologia e infra-estrutura para a mobilidade no interior do estado", lembra o professor.
No dia 20 de novembro, o professor Retto Jr. fez a apresentação dos temas e da estrutura do projeto. A intenção é construir um grupo de docentes interessados em colaborar e participar do desenvolvimento e consolidação do convênio.
Como estratégia de médio e longo prazos, a Unesp, Université Sorbonne Paris I e Universidade de Évora em Portugal, visam criar um acervo em rede virtual que possa narrar o processo de configuração, reconfiguração e transformação ligados aos processos de interiorização a partir da ferrovia, a fim de oferecer suporte ao conhecimento, tanto histórico como ambiental, para a Planificação Territorial e Urbana.
Marcos Jorge
Portal Unesp