Notícia

Jornal da Manhã (Marília, SP) online

Unesp inicia hoje fase final do 32º Congresso de Iniciação Científica

Publicado em 24 novembro 2020

Participam 250 alunos de graduação das áreas de Ciências Biológicas, da Saúde, Engenharias, Exatas e Humanas

Nesta terça-feira (24) a partir das 9h, os 250 alunos de graduação da Unesp finalistas das áreas de Ciências Biológicas e Ciências da Saúde, Engenharias e Ciências Exatas e Ciências Humanas conhecerão os vencedores da 32ª edição do Congresso de Iniciação Científica (CIC) da Unesp.

Neste ano, diante da pandemia da COVID-19, o CIC/Unesp é realizado integralmente no formato virtual, por meio da plataforma Google Meet, e com transmissão ao vivo pelo Youtube, no canal da TV Unesp (veja abaixo).

A Pró-Reitoria de Pesquisa da Unesp fez todo o esforço para manter o Congresso ativo, apesar da necessidade de distanciamento social e das exigências impostas pela pandemia da COVID-19, junto com as Comissões Permenentes de Pesquisa locais, com o menor impacto possível, superando todas as dificuldades para realizá-lo virtualmente e para que a edição 2020 do CIC/Unesp ocorresse”, diz o professor Paulo Noronha, assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa (Prope) da Unesp e coordenador-executivo do CIC.

A finalidade do Congresso é selecionar e premiar os melhores trabalhos científicos desenvolvidos entre orientadores unespianos e alunos de quaisquer instituições, entre graduandos da Universidade e/ou alunos do ensino médio.

A Iniciação Científica busca promover o espírito crítico e reflexivo dos estudantes quanto à produção do conhecimento, além de incentivar a criatividade e a formação integral dos alunos de graduação. Também cumpre as regras do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

O CIC ocorre em duas fases. A primeira envolveu as 34 unidades universitárias da Unesp, com a seleção dos melhores trabalhos de 2020, e também foi realizada online e simultaneamente em todas as unidades, seguindo os protocolos de combate à pandemia da COVID-19.

A solenidade de abertura do evento contará com a participação do vice-reitor da Unesp, professor Sergio Nobre, e do pró-reitor de pesquisa da Unesp, professor Carlos Graeff, além da coordenadora da Coordenação de Programas Acadêmicos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), professora Lucimar de Almeida, do coordenador da Coordenação-Adjunta de Pesquisa para Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), professor Américo Craveiro, e da assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa, professora Célia Regina Nogueira de Camargo.

A fase final da 32ª edição do CIC Unesp terá a palestra de abertura “Desafios da Ciência Aberta”, com o professor titular Sigmar de Mello Rode, do Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese, do Instituto de Ciência e Tecnologia da Unesp, câmpus de São José dos Campos, e presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos, ABEC Brasil.