Notícia

A Voz do Povo (Ilha Solteira, SP) online

UNESP inaugura Laboratório Fotovoltaico de Ilha Solteira

Publicado em 29 abril 2014

A UNESP de Ilha Solteira, que está completando 37 anos, inaugurou esta semana, um Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos e Plantas Fotovoltaicas, parceria da instituição com a USP. O evento contou com a presença do secretário em exercício de Energia do Estado de São Paulo, Ricardo Achilles.

O laboratório é o primeiro do gênero, completamente montado no país, com capacidade de pesquisa e testes de sistemas fotovoltaicos de até 30 kw, voltado inteiramente para desenvolvimento de equipamentos de produção desse tipo de energia, que não utilizarão tecnologias importadas de outros países.

O secretário Ricardo Achilles destacou “a importância do desenvolvimento de tecnologias e equipamentos nacionais para a produção de energias renováveis” e elogiou o espírito empreendedor dos professores Carlos Canesin e Roberto Zilles, cuja “vontade e dinamismo permitiram a realização do projeto”. “Essa cooperação entre UNESP e o IEE – Instituto de Energia e Ambiente, com apoio e recursos de pesquisa e desenvolvimento da Elektro S.A, é importante no esforço para o cumprimento das metas estabelecidas na Política Estadual de Mudanças Climáticas e do Plano Paulista de Energia”, disse o secretário.

O laboratório desenvolve pesquisas financiadas com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi conduzido sob a coordenação do Professor Carlos Alberto Canesin, da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e membro do Conselho Estadual de Política Energética (CEPE).

Fonte: Jornal A Voz do Povo